Voltar

Unimed Machado realiza live sobre o Setembro Amarelo

Unimed Machado realiza live sobre o Setembro Amarelo

Unimed Machado realiza live sobre o Setembro Amarelo

22 Setembro 2020

A Unimed Machado realizou na quinta-feira, dia 17 de setembro, uma live especial sobre o Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção ao suicídio. O entrevistado foi o cooperado, Dr. Diemes Cristiano Lopes, médico dedicado à saúde mental. 

 

Ele falou sobre a importância de conversarmos sobre o suicídio, pois ele é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos (a primeira são os acidentes automobilísticos) e ressaltou que a cada 3 segundos, uma pessoa tenta tirar a própria vida e a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio. “É preciso falar sobre essa questão, pois a nossa mente tem mecanismos para superar frustrações e evitar que a pessoa chegue ao ponto de tirar a vida”, ressalta. 

 

Dr. Diemes listou os principais fatores que podem levar ao suicídio, que são: a depressão, o Transtorno Bipolar de Humor e a dependência química. “Precisamos ficar sempre atentos aos comportamentos. Se a pessoa estiver muito calada e não tem convívio social é hora de ligar o botão de alerta. Cuidados também com os jogos violentos, seriados, tudo isso contribui para o sofrimento mental”, completa o médico. Quem estava assistindo a entrevista no Instagram pode fazer perguntas e tirar dúvidas com o Dr. Diemes.

 

A live, realizada pelo setor de Saúde Integral, está disponível no IGTV da Unimed Machado no Instagram (@unimedmachado). 


Cristiane Souza

Fonte: Unimed Machado