Voltar

Você sabe como funciona o setor de Faturamento da Unimed?

Você sabe como funciona o setor de Faturamento da Unimed?

Você sabe como funciona o setor de Faturamento da Unimed?

6 Abril 2011
Olhos atentos no calendário para não perder prazos. Este é um hábito bastante comum entre os colaboradores Rosângela Cristina Fagundes, Suélem Vilas Boas Dutra e Hélio de Araújo Júnior, responsáveis por manter em funcionamento um dos setores que mais exigem atenção na cooperativa: o Faturamento.

Realizar o faturamento dos serviços utilizados pelos clientes e dos serviços em intercâmbio (quando os clientes de outras Unimeds utilizam os serviços da Unimed Machado) são apenas algumas das atividades do s etor pautadas em datas.

“É no Faturamento que acontece a análise minuciosa de informações para que nenhum serviço utilizado pelo cliente (em Machado ou em outras localidades cobertas pelo plano) seja cobrado de forma incorreta”, explica Rosângela. De acordo com a colaboradora, esta tarefa é realizada junto ao setor de Auditoria, que avalia todos os exames e outros procedimentos realizados pelo cliente. “Caso encontramos divergências nos valores, estes são corrigidos de acordo com as normas do Sistema Unimed”, acrescenta Suélem.

O setor se dedica ainda ao cadastramento de novos profissionais que passam a fazer parte da cooperativa e ao atendimento de clientes para esclarecer dúvidas sobre cobranças na utilização dos serviços. “Nós também prestamos suporte às secretárias não apenas pelo atendimento telefônico, mas promovendo workshops para orientar sobre guia s, senhas e códigos dos procedimentos”, salienta Hélio.

Também é função desses colaboradores processar toda produção médica dos consultórios e do Espaço Saúde, e também dos credenciados (clínicas, laboratórios e hospitais) para o posterior pagamento pelo setor Financeiro.

No entanto, para o perfeito desempenho do Faturamento, é preciso contar também com o bom funcionamento dos processos em outros setores, como Atendimento e Cadastro. De acordo com Suélem, todo o processo é conferido e auditado a fim de tornar os dados consistentes para o pagamento efetuado pelo setor Financeiro.

Segundo o colaborador Hélio, o setor concentra um volume muito grande de serviços operacionais do sistema interno da Unimed Machado, e dali saem muitas informações importantes para os demais setores, portanto, todo cuidado é pouco.

Embora sejam muitas as responsabilidades do setor, a equipe demonstra ser bastante entrosada, o que facilita a realização do trabalho. “Apesar da nossa rotina acelerada, procuramos manter o respeito mútuo e uma boa interação na equipe, o que torna o setor dinâmico e comprometido com os valores da cooperativa”, destaca Rosângela.

Ana Carolina Araújo