Responsabilidade Social - O que é mesmo?

Responsabilidade Social - O que é mesmo?

28 Abril 2014

A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social. O conceito de Responsabilidade Social está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

Ser responsável socialmente é fator de competitividade

A Responsabilidade Social tornou-se um fator de competitividade para os negócios. No passado, o que identificava uma empresa competitiva era basicamente o preço de seus produtos. Depois veio a onda da qualidade, mas ainda focada nos produtos e serviços. Hoje as empresas devem investir no permanente aperfeiçoamento de suas relações com todos os públicos dos quais dependem e com os quais se relacionam: clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Isso inclui também a comunidade na qual atua o governo, sem perder de vista a sociedade em geral, que constituímos a cada dia.

Fabricar produtos ou prestar serviços que não degradam o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade em que fazem parte, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes.

Ao assumir uma postura comprometida com a Responsabilidade Social Empresarial, a Unimed Machado, torna-se agente de uma profunda mudança cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Nós podemos fazer mais do imaginamos para participar deste novo tempo. Basta começar.

A cooperativa voltada para o social

Por meio de parcerias com instituições, a Unimed Machado também desenvolve projetos de Responsabilidade Social, certa de que há cada vez mais necessidade de fazer algo pelo bem-estar geral da sociedade.

As iniciativas nesse setor vêm sendo reconhecidas pela comissão técnica nacional da Unimed do Brasil, devido ao grau de comprometimento da cooperativa com programas que visam a melhoria da qualidade de vida e a promoção da saúde na comunidade onde atua. Por isso, em 2009, a Unimed Machado recebeu pela 4ª vez, o Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Unimed do Brasil com o apoio do Instituto Ethos.

Conheça alguns dos projetos sociais da Unimed Machado:

Projeto Amigos da Natureza – projeto desenvolvido em parceria com a Escola Agrotécnica Federal de Machado, propõe desenvolver atividades que possam favorecer a educação ambiental, o desenvolvimento da consciência ecológica e o aproveitamento de seus recursos de modo sustentável. Cerca de 600 crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de Machado, participam do programa de plantio de mudas. Para a Unimed e a Escola Agrotécnica, esta parceria põe em prática a responsabilidade social de modo efetivo, passando do discurso à ação e contribuindo como exemplo para outras instituições.

Projeto Resgatando Vidas – O Projeto “Resgatando Vidas” do Poder Judiciário de Machado, representado pelo Juiz de Direto, Fernando Antônio Tamburini Machado, tem dois anos de existência e atende 44 adolescentes com idades de 12 a 17 anos de famílias carentes do município. O objetivo é valorizar a assistência aos menores nos níveis: pessoal, escolar, cultural, familiar, religioso, profissional e social, na busca constante do seu desenvolvimento físico, intelectual, moral e ético.


Projeto Mão Certa – Realizado em parceria com entre a Unimed Machado, a Prefeitura Municipal de Poço Fundo e a Auto Escola Zanca, o projeto "Mão Certa" atua nas escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de firmar a educação no trânsito.