Voltar

Inclua os pequenos nas tarefas domésticas

Inclua os pequenos nas tarefas domésticas

Incentivar os filhos a participar da organização da casa é parte integrante da educação

Inclua os pequenos nas tarefas domésticas

Incluir tarefas domésticas no dia a dia dos pequenos, inclusive dos meninos, é sinônimo de proporcionar noções de responsabilidade já nos primeiros anos de vida da criança. Além do mais, o esforço em cuidar da limpeza e organização da casa é uma forma de aproximar todos os integrantes da família. O importante é planejar as propostas sem esquecer-se do bem-estar, segurança e felicidade da criança.

Incentivar e orientar, ao invés de impor, são palavras-chave para introduzir o pequeno na rotina da casa - isso inclui ter paciência com o ritmo e o modo com que ele realiza as tarefas. Após a execução da atividade, é importante reforçar positivamente o esforço da criança com elogios e agradecimentos. Confira abaixo as sugestões de tarefas apropriadas para cada faixa etária:

 

Nesse período, o pequeno é capaz de organizar os brinquedos espalhados pelo quarto. 
A tarefa deve ser realizada em duas etapas: 
1) peça para que ele junte os brinquedos num mesmo local; 
2) oriente-o a organizar os brinquedos no local destinado a eles.  

 

 

 

Nessa idade, a criança pode executar tarefas como: entregar os pregadores enquanto você pendura a roupa no varal, colocar rolos de papel higiênico nos banheiros, colocar a roupa suja no lugar apropriado, regar as plantas e realizar tarefas pessoais como escovar os dentes.

 

 
Com essa idade, os pequenos podem ajudar a retirar os pratos da mesa, regar as plantas, e realizar tarefas pessoais como tomar banho sozinho, vestir o uniforme da escola e arrumar os materiais escolares.

 

 

 

As crianças com essa idade podem arrumar o próprio quarto, pôr e tirar da mesa os utensílios para refeição, preparar o lanche que vai levar para a escola, secar a louça, além de realizar todas as demais tarefas listadas para as crianças menores.

 

 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Site Revista Pais e Filhos / Site Vida Organizada

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em