A primeira Unimed foi fundada em 1967, na cidade de Santos-SP. Um grupo de médicos, insatisfeitos com as condições de atendimento oferecidas pelo sistema público de saúde e com a crescente atuação das empresas de medicina de grupo, que iniciavam uma exploração comercial do setor, criaram um modelo inédito no mundo: o cooperativismo de trabalho médico.

O sistema de saúde criado pela Unimed resgatava a ética na prática da medicina, oferecendo condições dignas de trabalho ao profissional médico e garantindo a qualidade do atendimento médico-hospitalar a um preço justo. É uma organização cooperativa, pertencente aos seus próprios médicos, cujo resultado econômico do trabalho é revertido integralmente para os profissionais que o praticaram. Em todo o Brasil, são mais de 18 milhões de clientes e 113 mil médicos cooperados.

Hoje, a Unimed é a maior rede de assistência médica privada do Brasil. Os beneficiários da Unimed têm garantido o direito a consultas sempre em consultório e com hora marcada, serviços complementares de diagnóstico e terapia, internações clínicas e cirúrgicas.

A Unimed Marília foi fundada em 30 de agosto de 1991 e conta hoje com 530 médicos cooperados, 9 hospitais credenciados, 14 laboratórios, 2 centros de radiologia, 15 clínicas de fisioterapia, 1 centro de medicina nuclear, 1 centro de tomografia computadorizada, 4 centros de ultrassonografia, Pronto Atendimento e Farmácia próprios, além de uma unidade de medicina preventiva, que é o Espaço Viver Bem, e uma unidade de atenção domiciliar.