Voltar

Bolo de Banana com Crocante de aveia e flocos de coco

Bolo de Banana com Crocante de aveia e flocos de coco

Bolo de Banana com Crocante de aveia e flocos de coco

15 Junho 2021

 


Por Simone Bertassi Cabana

Saudável e saborosa, essa receita é perfeita para seu café da manhã ou lanche da tarde. O bolo de banana já famoso na mesa do brasileiro ganha um toque especial com a deliciosa cobertura crocante de aveia, coco seco e canela. Apreciem!

Ingredientes do Crocante:
3 colheres (sopa) de aveia em flocos grossos
2 colheres (sopa) de coco seco em flocos
1 colher (sopa) de açúcar demerara
1 pitada de canela em pó

Modo de Preparo:
Em uma frigideira média misture a aveia, o coco, o açúcar demerara e uma pitada de canela em pó. Leve ao fogo médio e mexa até formar uma farofinha com gruminhos de aveia e coco — cuidado para não tostar demais o açúcar, pois o crocante ainda vai assar com o bolo.

Ingredientes do bolo:
2 bananas nanica maduras
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (chá) de açúcar demerara
2 ovos
½ xícara (chá) de óleo
¿ de xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga para untar a forma.

Modo de Preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma forma para bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Cubra o fundo da fôrma untada com um pedaço de papel-manteiga de 24 cm x 20 cm — o papel maior que a forma facilita na hora de desenformar o bolo sem desmanchar a cobertura crocante de aveia. Unte o papel-manteiga com mais uma camada de manteiga.

Numa tigela pequena, coloque os ovos e o açúcar e mexa bem com o garfo (ou batedor de arame) até dissolver os gruminhos. Junte as bananas amassadas, o óleo, a água morna e misture bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos e misture delicadamente a cada adição. Por último misture a canela e o fermento em pó.

Transfira a massa para a forma e espalhe o crocante de aveia em toda a superfície do bolo e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está pronto; caso contrário, deixe assar por mais alguns minutos.

Retire o bolo do forno e espere amornar pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de servir.