Voltar

Caldo de Abóbora com gengibre

Caldo de Abóbora com gengibre

Caldo de Abóbora com gengibre

31 Maio 2021


 

Por Simone Bertassi Cabana
Os dias mais frios pedem por uma comida mais quentinha e nada melhor que associar alimentos que nos tragam prazer e saúde como esse caldo de abóbora com gengibre. Riquíssimo em fibras, betacaroteno, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, magnésio e muitos outros nutrientes que fazem bem a nossa visão, pele, imunidade, previnem doenças cardiovasculares e muitas outras. Aproveite essa delícia!

Ingredientes:
½ abóbora japonesa
1 pedaço de 5cm aproximadamente de gengibre
1 cebola
3 dentes de alho
1 ½ litro de água
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de Preparo
Lave bem a metade da abóbora com água corrente.
Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos (isso fará com que a casca saia facilmente). Enquanto isso, lave e fatie o gengibre. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois irá reutilizá-la.

Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos.

Transfira o cozido para um liquidificador - se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor do caldo abra a tampa. Se preferir, deixe a sopa esfriar completamente.

Volte a sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Na hora de servir regue um fio de azeite e acrescente a salsinha e a cebolinha a gosto.