Voltar

Certificação Ouvidoria

Certificação Ouvidoria

Ouvidoria recebe certificação em nível excelente

Certificação Ouvidoria

Ouvidoria recebe certificação em nível excelente

30 Junho 2020

Após a publicação da ANS (Agência Nacional de Saúde), sobre a Resolução Normativa nº 323, a qual fala da obrigatoriedade para instituir as ouvidorias no sistema Unimed, a Unimed do Brasil viu a oportunidade de fazer um programa entre as singulares para melhorar o contato com os beneficiários e tornar a estrutura da ouvidoria como parte inerente de gestão, auxiliando a diretoria executiva na identificação através das demandas pontos, a serem melhorados com ação corretiva e/ou melhoria.

A Ouvidoria da Unimed Marília foi convidada a participar do 3º ciclo pela Unimed do Brasil, que prontamente foi aceito pela Diretoria Executiva, no mês abril de 2019. No programa havia um checklist com 39 requisitos a serem implantadas no decorrer de um ano.

Cada requisito possuía uma pontuação alcançável que obedecem uma regra. Conforme o nível de cumprimento, e a pontuação alcançada a partir do checklist, a singular seria classificada em quatro níveis de certificação possíveis: básico, intermediário, avançado e excelente.

E com grande satisfação, a Unimed Marília obteve a certificação no nível excelente. Segundo o Dr. Antônio Domingues, médico coordenador da Ouvidoria, tal feito foi obtido pela somatória de esforço de vários departamentos: Marketing, Tecnologia e Inovação, Qualidade e a atuação efetiva dos facilitadores, estes nomeados pela Diretoria Executiva, que tem como função, colaborar com a ouvidoria buscando a resolução das demandas em menor tempo possível e com qualidade.

Hoje a ouvidoria trabalha com quatro objetivos principais: aprimorar a cultura de foco no beneficiário, reduzir litígios, aprimorar processos e serviços e agregar valor à imagem da empresa.

Importante também salientar, que a ouvidoria foi destaque durante o processo com boas práticas que foram divulgadas no Boletim Mais Informações - Ouvidoria Institucional da Unimed do Brasil, sobre o Totem e a campanha de comunicação externa (outdoor).

Durante todo o período a ouvidoria teve o apoio da Diretoria Executiva para viabilizar a implantação, compra dos Totens e na divulgação através de materiais diversos de comunicação.

A Unimed Marília agradece e parabeniza todos os colaboradores por mais essa conquista, em especial ao Dr. Antônio Domingues, Coordenador da Ouvidoria  e as colaboradoras Angela Cristina e Sayuri Tahara, que juntos formam um time deste importante departamento de nossa cooperativa. E se sente honrada por essa conquista, elevando o nome da Unimed Marília a mais um patamar.