Voltar

Conclusão do Primeiro Grupo de Gestantes Online

Conclusão do Primeiro Grupo de Gestantes Online

Unimed Marília encerra o primeiro Grupo de Orientação às Gestantes Online e já tem programação para o próximo.

Conclusão do Primeiro Grupo de Gestantes Online

Unimed Marília encerra o primeiro Grupo de Orientação às Gestantes Online e já tem programação para o próximo.

13 Agosto 2020

Diante das mudanças provocadas pela pandemia e seguindo as orientações dos órgãos competentes com relação ao distanciamento social, não foi possível realizar o tradicional Grupo de Orientação às Gestantes presencial. No entanto, a Unimed Marília adotou uma postura positiva em relação ao atual cenário que vivemos, para continuar atendendo o beneficiário, com qualidade e sempre levando o Jeito de Cuidar Unimed à todos. 

O primeiro Grupo de Orientação às Gestantes online aconteceu no mês passado e foi finalizado com sucesso, baseado nos depoimentos e feedbacks de todos os participantes. “Essa primeira edição trouxe grandes desafios e mudanças, que proporcionaram um grande crescimento profissional e pessoal a toda equipe envolvida. Precisamos nos adequar ao novo formato, superando a barreira do distanciamento, da falta do contato e do uso de novas tecnologias para continuar levando a assistência que acreditamos à cada família, tudo isso sem saber ao certo como estava sendo recebido por eles”, conta a coordenadora do Grupo, Suelen Gama.

Esta foi uma experiência que exigiu muita dedicação e adaptação, no transformar um grupo que tem como uma das principais características o acolhimento, em um grupo à distância. O envolvimento de toda equipe e principalmente das gestantes foi o segredo para conseguir superar os desafios.

Segundo Suelen, a experiência superou as expectativas, começando pelo número de participantes inscritas, que foi superior ao presencial. “Acreditamos que a facilidade de acesso e disponibilidade dos conteúdos do grupo nesse formato online seja responsável por essa ampliação no número de participantes. Tivemos até a participação de gestantes de outras cidades, que se não fosse pelo formato online não poderiam participar do grupo presencial”, comenta.

A pesquisa de satisfação pôde identificar que foi possível alcançar o principal objetivo, segundo Suelen: levar essas informações de qualidade, com respeito, empatia e acolhimento, mesmo à distância. “O reconhecimento e carinho das gestantes retribuiu toda dedicação e esforço da equipe para fazer acontecer o grupo online. A experiência do grupo online trouxe grande aprendizado a toda equipe e a participação ativa das gestantes nos despertou boas ideias para as próximas edições”, conclui a coordenadora do Grupo.

“O curso para gestantes foi extremamente importante para nos preparar para os desafios da maternidade. Mesmo estando na 3ª gestação, pude aprender conteúdos novos e reavaliar muitas atitudes que normalmente tomamos nesse período tão importante e delicado das nossas vidas, das nossas famílias e dos nossos bebês. Cada gestação é única. E cada aprendizado que o curso nos trouxe, nas mais diversas áreas abordadas, me deixou mais preparada e confiante de que irei passar por esse desafio, que é a maternidade, de forma mais tranquila e serena”, comenta Priscila de Freitas Peloso, participante do Grupo.

Luciana Prando, que também participou do Grupo, conta que está em sua segunda gestação, mas que é sempre bom se atualizar e que os conteúdos passados foram muito proveitosos. “Me sinto mais confiante e preparada, pois tive acesso a muitas informações das quais não me lembrava mais, e com conteúdos novos, o que me deixou bastante segura em aspectos como cuidados com o bebê, amamentação, primeiros socorros, alongamentos (foi ótimo porque estou tendo muitas cãibras), alimentação entre outros. Parabenizo a Unimed pelo cuidado e preparo desse material disponibilizado online. Pois conseguiram nos passar materiais excelentes de maneira simples, clara e objetiva. Só quem é mãe sabe a importância de um suporte como esse, no que tange aos cuidados com nossos pequenos”, finaliza.

Próximo Grupo de Orientação às Gestantes

Diante da necessidade de manter as medidas de distanciamento social para garantir a saúde de todos nesse período de pandemia e considerando a ótima repercussão do 1°Grupo de Orientação às Gestantes Online, a Unimed Marília já está organizando a próxima edição. Em Setembro abrem as inscrições para segunda turma do Grupo de Orientações às Gestante Online.  “Já temos com uma lista de beneficiárias interessadas em participar da nossa próxima edição, quem quiser, pode ligar no Espaço Viver Bem (2105-8191) e deixar o nome para receber a ficha de inscrição em primeira mão. A segunda turma terá início em 05/10/2020”, explica Suelen.