Voltar

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

No mês em que é comemorada a data, Unimed Marília destaca ações realizadas

Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

No mês em que é comemorada a data, Unimed Marília destaca ações realizadas

30 Abril 2021


O departamento de Segurança e Saúde do Trabalho – SST da Unimed Marília possui programas de prevenção de acidentes, cuidados com a saúde do colaborador e ações de proteção contra a covid19, com intuito de proteção à saúde e redução de acidentes, solucionando todos os riscos e perigos no ambiente de trabalho, aplicando as normas regulamentadoras, dentre elas: NR-07 PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, NR-09 PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, e demais NR´s conforme legislação trabalhista. 

Paulo Almeida, Assistente de Segurança do Trabalho da Unimed Marília destaca ações realizadas pela cooperativa como objetivo de preservar a saúde e a vida do trabalhador neste período de vacinação “Pensando na saúde e bem-estar do colaborador, a Unimed Marília promove a campanha de vacinação contra a Influenza, proporcionando proteção à saúde para todos os colaboradores”. 

Além disso, a Unimed Marília fornece EPI ´s - Equipamento de Proteção Individual para todos os colaboradores na prevenção de combate ao Covid-19. 

Dia Mundial e Segurança no Trabalho
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas do acidente ocorrido na mina de Farmington na Virgínia em 1969, bem como de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. 

A OIT define a Saúde e Segurança do Trabalho como: o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes no ambiente de trabalho e as doenças ocupacionais. Proteger a integridade e a capacidade de exercer o ofício do funcionário também se enquadram na segurança. 

Normas regulamentadoras e leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABT), obrigam que as empresas se organizem com profissionais da área de Segurança no Trabalho com o intuito de orientar os funcionários, sobre como proceder diante de situações adversas e principalmente sobre prevenção. 

A Segurança do Trabalho é de extrema importância para a realização de um trabalho mais organizado, em um ambiente seguro, possibilitando a melhoria no ambiente de trabalho e nas relações entre patrões e funcionários.