Dia Mundial de combate ao câncer, traz slogan com foco no engajamento conjunto
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam os casos mais frequentes em homens e mulheres
Dia Mundial de combate ao câncer, traz slogan com foco no engajamento conjunto
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam os casos mais frequentes em homens e mulheres
15 Fevereiro 2021
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A comunidade global do câncer comemorou o Dia Mundial do Câncer, no dia 4 de fevereiro. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), se uniu à campanha para convocar de forma individual e coletiva, o maior número de pessoas a participarem de ações com o foco em reduzir o impacto do câncer, reduzindo o número de óbitos anuais.
Criada no ano de 2000, por meio da Carta de Paris que tem a finalidade de pesquisa, prevenir o câncer, melhorar os serviços aos pacientes, bem como incluir a adoção do Dia Mundial do Câncer; a data tem o propósito de aumentar a conscientização mundial acerca da enfermidade.
A campanha de 2021 traz o slogan: Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes, um lembrete de que quando somamos nossas ações, temos o poder de alcançar um futuro mais saudável.
Câncer nas Américas
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), nas Américas, o câncer é a segunda principal causa de morte, onde estima-se que 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas recentemente e 1,4 milhão de pessoas vieram a óbito no ano de 2020. Aproximadamente, 57% dos novos casos de câncer e 47% das mortes por câncer ocorreram em pessoas com 69 anos de idade ou menos, no auge de suas vidas.
Tipos de câncer: Homens e Mulheres
Dados do INCA apontam que os tipos de câncer mais diagnosticados entre os homens são: próstata (21,7%), pulmão (8,9%), colorretal (7,8%), bexiga (4,5%) e melanoma de pele (3,4%). Entre as mulheres, os tipos de câncer com maior incidência são: mama (25,4%), pulmão (8,5%), colorretal (7,9%), tireóide (5%) e cervical (3,8%)
Os tipos de cânceres com maior mortalidade em homens são: pulmão (18%), próstata (11,1%), colorretal (9,4%), fígado (6,1%) e estômago (5,6%). Os cânceres que mais causam mortes entre as mulheres são: mama (13,2%), pulmão (12,3%), colorretal (7%), cervicouterino (5,3%) e ovário (3,9%)
Ações Unimed Marília
Durante todo o mês de outubro de 2020, as unidades do Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e Sede Unimed Marília ficaram com suas fachadas iluminadas na cor rosa. A iniciativa fez parte das ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama dentro da Campanha Outubro Rosa que receberam o apoio da singular.
Em novembro foi a vez da cor azul dar o tom da iluminação do Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e Sede Unimed Marília que serviu para lembrar do significado e mensagem por traz dessa ação, que foi chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Campanhas voltadas para a prevenção e ações de endomarketing também foram realizadas em prol da conscientização do câncer. Os setores de atendimento, comercial, unidade espaço viver bem, oncologia vestiram a camisa em favor das causas “Combate ao câncer de mama e próstata. Juntos nessa luta! ”. No início de outubro ao final de novembro, os setores da Unimed Marília estiveram engajados.
Prevenção e controle do câncer
De acordo com o INCA, a prevenção do câncer engloba ações realizadas com o intuito de reduzir os riscos de ter a doença.
Na prevenção primária, o objetivo é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, já na prevenção secundária, o foco é detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais.
O INCA disponibiliza dicas importantes para a prevenção do câncer, confira:
Não fume
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Parar de fumar é fundamental para a prevenção do câncer.
Se alimente de maneira adequada
Alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, podem prevenir o câncer. Cuide da alimentação e absorva o máximo de nutrientes em cada refeição.
Peso corporal adequado
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. A alimentação saudável favorece a manutenção do peso e a recomendação é evitar alimentos ultraprocessados, tendo como base da alimentação, os produtos naturais.
Pratique atividade físicas
A atividade física contribui para se proteger contra o câncer, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável. Atividades como caminhar pedalar, dançar, etc são boas opções, além dos esportes em academia.
Amamente
Essa é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
Exposição solar
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, camisa de manga longa, calça e protetor solar, inclusive nos lábios.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Evite comer carne processada
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru entre outras, podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.
Seguindo essas dicas, a chance de potencializar a qualidade de vida e reduzir o aparecimento do câncer é muito maior.