Voltar

Dia Mundial de combate ao câncer, traz slogan com foco no engajamento conjunto

Dia Mundial de combate ao câncer, traz slogan com foco no engajamento conjunto

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam os casos mais frequentes em homens e mulheres

Dia Mundial de combate ao câncer, traz slogan com foco no engajamento conjunto

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam os casos mais frequentes em homens e mulheres

15 Fevereiro 2021

 

 

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A comunidade global do câncer comemorou o Dia Mundial do Câncer, no dia 4 de fevereiro.  A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), se uniu à campanha para convocar de forma individual e coletiva, o maior número de pessoas a participarem de ações com o foco em reduzir o impacto do câncer, reduzindo o número de óbitos anuais.

Criada no ano de 2000, por meio da Carta de Paris que tem a finalidade de pesquisa, prevenir o câncer, melhorar os serviços aos pacientes, bem como incluir a adoção do Dia Mundial do Câncer; a data tem o propósito de aumentar a conscientização mundial acerca da enfermidade.

A campanha de 2021 traz o slogan: Eu sou e eu vou: juntas, todas as nossas ações são importantes, um lembrete de que quando somamos nossas ações, temos o poder de alcançar um futuro mais saudável.

Câncer nas Américas
De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), nas Américas, o câncer é a segunda principal causa de morte, onde estima-se que 4 milhões de pessoas foram diagnosticadas recentemente e 1,4 milhão de pessoas vieram a óbito no ano de 2020. Aproximadamente, 57% dos novos casos de câncer e 47% das mortes por câncer ocorreram em pessoas com 69 anos de idade ou menos, no auge de suas vidas.

Tipos de câncer: Homens e Mulheres
Dados do INCA apontam que os tipos de câncer mais diagnosticados entre os homens são: próstata (21,7%), pulmão (8,9%), colorretal (7,8%), bexiga (4,5%) e melanoma de pele (3,4%). Entre as mulheres, os tipos de câncer com maior incidência são: mama (25,4%), pulmão (8,5%), colorretal (7,9%), tireóide (5%) e cervical (3,8%)

Os tipos de cânceres com maior mortalidade em homens são: pulmão (18%), próstata (11,1%), colorretal (9,4%), fígado (6,1%) e estômago (5,6%). Os cânceres que mais causam mortes entre as mulheres são: mama (13,2%), pulmão (12,3%), colorretal (7%), cervicouterino (5,3%) e ovário (3,9%)

Ações Unimed Marília
Durante todo o mês de outubro de 2020, as unidades do Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e Sede Unimed Marília ficaram com suas fachadas iluminadas na cor rosa. A iniciativa fez parte das ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama dentro da Campanha Outubro Rosa que receberam o apoio da singular.

Em novembro foi a vez da cor azul dar o tom da iluminação do Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e Sede Unimed Marília que serviu para lembrar do significado e mensagem por traz dessa ação, que foi chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Campanhas voltadas para a prevenção e ações de endomarketing também foram realizadas em prol da conscientização do câncer. Os setores de atendimento, comercial, unidade espaço viver bem, oncologia vestiram a camisa em favor das causas “Combate ao câncer de mama e próstata. Juntos nessa luta! ”. No início de outubro ao final de novembro, os setores da Unimed Marília estiveram engajados. 
 

Prevenção e controle do câncer
De acordo com o INCA, a prevenção do câncer engloba ações realizadas com o intuito de reduzir os riscos de ter a doença.

Na prevenção primária, o objetivo é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável, já na prevenção secundária, o foco é detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomáticos iniciais.

O INCA disponibiliza dicas importantes para a prevenção do câncer, confira:

Não fume
Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Parar de fumar é fundamental para a prevenção do câncer.

Se alimente de maneira adequada
Alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, podem prevenir o câncer. Cuide da alimentação e absorva o máximo de nutrientes em cada refeição.

Peso corporal adequado
Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. A alimentação saudável favorece a manutenção do peso e a recomendação é evitar alimentos ultraprocessados, tendo como base da alimentação, os produtos naturais. 

Pratique atividade físicas 
A atividade física contribui para se proteger contra o câncer, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável. Atividades como caminhar pedalar, dançar, etc são boas opções, além dos esportes em academia.

Amamente
Essa é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. 

Exposição solar
Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, camisa de manga longa, calça e protetor solar, inclusive nos lábios.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

Evite comer carne processada
Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru entre outras, podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.

Seguindo essas dicas, a chance de potencializar a qualidade de vida e reduzir o aparecimento do câncer é muito maior.