Voltar

Distanciamento social, férias e crianças em casa

Distanciamento social, férias e crianças em casa

Confira como tornar os dias em casa mais leves e felizes com as crianças

Distanciamento social, férias e crianças em casa

Confira como tornar os dias em casa mais leves e felizes com as crianças

29 Janeiro 2021

 



“O brincar é tão essencial à criança como o ar e a comida”. É assim que Suelen Renata Gama, terapeuta ocupacional e coordenadora do Grupo de Gestantes da
Unimed Marília, inicia nossa entrevista sobre como entreter nossas crianças em tempos de isolamento social. Atualmente, sabemos que a televisão e jogos eletrônicos são as opções mais fáceis, porém não as mais adequadas.

Brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e pode ser um grande aliado para vivenciar esse momento de forma mais leve. Suelen sugere que os pais tentem proporcionar um ambiente favorável para que a criança possa explorar e despertar a criatividade através do brincar espontâneo e livre, mesmo estando dentro de casa.

“Separe um tempo para brincar junto, para resgatar as brincadeiras antigas. O brincar para o adulto também traz benefícios, ajuda a diminuir os níveis de estresse e estimula a criatividade. Não se cobre demais, não existem regras, cada família vai descobrir o seu melhor jeito. Faça o que é possível neste momento”, enfatiza.

Vale lembrar que nesse momento o foco do brincar não deve ser o de desenvolver habilidade motoras, sensoriais e cognitivas (que vão ocorrer indiretamente de qualquer forma) mas é utilizar esse recurso para cuidar da saúde mental das crianças e seus familiares, aproveitando esse tempo para resgatar os vínculos e afetos.

Cada família em seus mais distintos contextos pode escolher e criar brincadeiras que sejam mais apropriadas para cada fase (idade), a considerar o espaço, recursos e disponibilidade de tempo e energia.

O Espaço Viver Bem da Unimed Marília, oferece o programa Crescer Saudável que tem como objetivo proporcionar ao beneficiário com idade de 7 a 13 anos, portador de sobrepeso ou obesidade, o atendimento para a aquisição de hábitos saudáveis, melhorando assim, o estilo de vida de toda a família envolvida. Para tanto conta com uma equipe profissional composta por Enfermeira, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicóloga, Cirurgiã dentista, Educadora física e Terapeuta Ocupacional.

O programa aborda de forma lúdica a educação alimentar e estimula hábitos saudáveis.

Criança X Leitura
Durante as férias e com o distanciamento social, o incentivo à leitura foi fundamental para o desenvolvimento e divertimento das crianças. É a leitura que ajuda desde cedo na comunicação e na compreensão de palavras e colabora para despertar a criatividade nos pequenos. Conheça alguns dos benefícios e indicações de livros. 

Livros infantis são grandes aliados na educação, mesmo daqueles pequenos que ainda não aprenderam a ler. A leitura adequada com a ajuda dos pais, além de contribuir para o desenvolvimento criativo, também colabora com a criação de laços e memórias entre pais e filhos. Listamos uma série de pontos positivos para começar a ler livros infantis com as crianças: 

  • Ajuda a criança a entender e lidar com suas emoções
  • Contribui para o desenvolvimento da linguagem oral
  • Desenvolve a atenção da criança, pois ela fica imersa na história
  • Cria uma conexão com quem está lendo o livro
  • Exercita o cérebro ao estimular habilidades como memória e compreensão
  • Desenvolve conhecimento de mundo, levando a criança a outras realidades

Por meio de histórias, os pequenos ficam imersos em narrativas que podem exercitar necessidades existentes dentro da sua rotina. Por exemplo: histórias com várias crianças em um contexto colaboram para o desenvolvimento social; livros infantis que mostram a importância de dividir algo cria pequenos mais empáticos e assim por diante. 

O ato da leitura em si já traz muitos benefícios, independente do assunto principal do livro: se traz uma temática educativa, fantástica ou mesmo se for um volume para pintar. O tom de voz e a forma como os pais imergem na história têm grande poder de captar a atenção dos pequenos e plantar desde cedo o a satisfação pela leitura.

Brincadeira de verão
Com a pandemia, o acesso às praias e piscinas ficou mais restrito. Mas as férias de verão ainda podem ser divertidas e refrescantes, sim!  Só fique de olho no desperdício de água, está bem? Confira as dicas e conte nos comentários qual brincadeira faz sucesso na sua família nos dias de calor.

 

https://www.facebook.com/UnimedMarilia/videos/213647426814776