Voltar

Fake News

Fake News

A manipulação da informação.

Fake News

A manipulação da informação.

6 Novembro 2019

 

A inovação tecnológica chegou com a promessa de facilitar nosso dia a dia, nos conectar em tempo real e trazer agilidade e comodidade. Porém, como tudo no mundo moderno, pessoas mal intencionadas sempre encontram um espaço para gerar o caos. E isso não seria diferente com a disseminação e manipulação de notícias falsas, ou como hoje conhecemos: fake news.

 

O poder de comunicação é grandioso, por isso é necessário saber usá-lo. Com a velocidade da propagação de informações, hoje é essencial que façamos uma análise e confirmemos os fatos antes de repassar essa informação. Mas como saber o que é ou não verdade?

 

Para o usuário da internet, o importante é conseguir identificar uma notícia falsa ou sensacionalista e não compartilhar conteúdo duvidoso. Atualmente, existem agências de jornalismo especializadas e que são uma ferramenta útil para saber se um conteúdo é fake news.

 

Lorraine Vilela Campos, da Equipe Brasil Escola cita algumas dessas agências: a Agência Lupa é um site que analisa conteúdo nacional e internacional e classifica-os em verdadeiro ou falso. O Boatos.org é um site formado por vários jornalistas brasileiros que investigam conteúdos que circulam nas redes. Outra agência especializada em desvendar fake news é Aos Fatos que possui uma parceria com o Facebook para ajudar os usuários do Messenger na navegação e identificação da veracidade dos posts.

 

Procure sempre checar os fatos, procurar veículos confiáveis. O site da Unimed Marília, assim como suas redes sociais, são canais com informações de credibilidade. Use a comunicação de forma consciente e verifique a veracidade do que você está lendo ou assistindo, antes de repassá-la.


Aline Giglio