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Grãos ou farinha das sementes?

Grãos ou farinha das sementes?

Nutricionista da Unimed Marília, explica quais diferenças predominantes nos dois alimentos

Grãos ou farinha das sementes?

Nutricionista da Unimed Marília, explica quais diferenças predominantes nos dois alimentos

30 Abril 2021

 

As farinhas provenientes de grãos e sementes costumam ter um valor nutricional muito próximo aos grãos e sementes, apresentando em algumas opções superior biodisponibilidade dos nutrientes; isso, porque grãos e sementes exigem maior tempo de mastigação para melhor aproveitamento nutricional.

Simoni Bertassi Crivelaro Cabanas, nutricionista do Espaço Viver Bem da Unimed Marília deu a seguinte dica “Uma dica importante, é de que as farinhas sejam preparadas em casa batendo os grãos no liquidificador, em quantidades suficientes para serem consumidas por no máximo uma semana, a fim de conservar melhor os nutrientes” explica. 

É importante armazenar as farinhas em vidros escuros, para evitar a oxidação causada pela exposição à luz e no caso de farinhas mais oleosas, como a farinha de linhaça, de chia ou de amêndoas é importante conservar também em geladeira.

“Acredito que não seja possível dizer o que é melhor, se a farinha ou o grão e a semente em si, uma vez que além do valor nutricional dos alimentos é importante considerar as preparações em que cada um será combinado, o paladar e preferências de cada indivíduo” finaliza Simoni.

 A sugestão é sempre variar com as diferentes opções, exercitando cada vez mais a criatividade na hora de cozinhar.

Pudim de Chia
100 mL (1/2 xícara de chá) de leite de sua preferência
1 colher sopa) de semente de chia

Misturar os dois ingredientes e colocar em geladeira por no mínimo 2 horas, em um recipiente de vidro com tampa. Para quem desejar consumir no café da manhã, pode deixar preparado na noite anterior.

Depois das horas de repouso, mexer bastante com uma colher para deixar a mistura mais homogênea e então é só incrementar com frutas picadas, pasta de amendoim, tahine, geleias caseiras, granola, castanhas picadas, entre outras combinações de sua preferência.