Voltar

Receita Saudável - Hambúrguer Caseiro

15 Fevereiro 2021

O hambúrguer caseiro é uma excelente e prática opção para aquele lanche em família, que ficam ainda mais nutritivos com pães integrais.

Preparando este prato em casa ele terá menos quantidade de gordura, colesterol, sódio e menos calorias.

Podem substituir a proteína do almoço ou do jantar, e são alimentos ricos em proteínas, além de serem importantes para recuperação, reparação e construção dos tecidos.

Devemos redobrar a atenção no teor do gordura da carne que vamos utilizar, pois variam de uma carne para outra. Sempre dê preferência aos cortes magros por serem mais saudáveis, porém os cortes mais gordos também podem ser consumidos, desde que haja moderação. Abaixo destacamos o percentual de gordura das carnes a cada 100g, com base em dados da NEPA/UNICAMP. Escolha a de sua preferência!

Cortes magros:
Patinho 7,3; maminha 2,4; músculo 6,7; lagarto 9,1; filé mignon 8,8; coxão duro 8,9 e coxão mole 8,9.

Cortes gordos:

Acém 10,9; alcatra 12,0; capa do conte filé 20; cupim     28,6; picanha 19,5; fraldinha     26,0; costela 27,7; ponta de peito 27,0 e carne seca 21,9.             

Ingredientes:

500g de patinho moído

1 cenoura média ralada

1 cebola média picada

3 dentes de alho picados

Cheiro verde a gosto picado

Sal a gosto

 

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea. Modele os hambúrgueres.

Em uma assadeira antiaderente, asse os hambúrgueres.  Se preferir, também podem pode usar uma frigideira antiaderente selando a carne dos dois lados, diminuindo a temperatura para que cozinhem por dentro também.