Voltar

Novidades para os beneficiários

Novidades para os beneficiários

Primeiro Curso de Orientação às Gestantes Online da Unimed Marília

Novidades para os beneficiários

Primeiro Curso de Orientação às Gestantes Online da Unimed Marília

17 Julho 2020

A Unimed Marília adotou uma postura positiva em relação ao atual cenário que vivemos, para continuar atendendo o beneficiário, com qualidade e sempre levando o Jeito de Cuidar Unimed à todos. Este momento pede cautela, mas também serve para adotar novas ideias à realidade atual.

Várias adaptações foram realizadas, principalmente nos programas do Espaço Viver Bem, que está utilizando alternativas para manter contato com os participantes dos programas e não deixá-los sem orientações preventivas.

A novidade para este mês é o primeiro Grupo online do Programa de Orientação para Gestantes, que iniciou em 01/07/2020, e servirá como base para o desenvolvimento de outros grupos online, no segundo semestre.

Diante das mudanças provocadas pela pandemia e seguindo as orientações dos órgãos competentes com relação ao distanciamento social, não foi possível realizar o tradicional Grupo de Orientação às Gestantes presencial. “Nossa equipe precisou se adaptar à nova realidade para continuar levando acolhimento e informação nesse momento tão especial. Para garantir a segurança de todos os participantes, da equipe e familiares, nós do Programa de Gestantes elaboramos uma edição especial online”, explica Suelen Gama, coordenadora do Grupo de Gestantes.

Os conteúdos ministrados no grupo presencial foram adaptados para formato online, mas mantido os 9 módulos (gestação e nascimento, cuidados com o bebê, amamentação, nutrição da gestante, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e primeiros socorros).

As inscrições aconteceram a partir de 01/06/2020, através de um link disponibilizado nas redes sociais da Unimed Marília e o acesso a todos os conteúdos do Grupo online é feito através da plataforma do Google Classroom, onde são disponibilizados os vídeos gravados de cada módulo, com as orientações teóricas e práticas, além de um arquivo com a Cartilha da Gestante.

Existe também um espaço para comunicação, através de mensagens, entre as gestantes e os profissionais da equipe para esclarecer as dúvidas e permitir troca de experiências.

Suelen afirma que este novo formato trouxe grandes desafios para toda a equipe, no sentido de repensar a forma de cuidar. A dedicação e empenho foram grandes para que, apesar da distância física, não faltasse o afeto, o vínculo, informações e o apoio. “Nossa expectativa é que com o grupo, as mulheres e suas famílias possam se sentir acolhidas e seguras para vivenciar essa experiência transformadora”, conclui.

A próxima edição do Grupo de Gestantes Online ainda não tem uma data certa para acontecer, mas Suelen pensa na possibilidade de seguir o cronograma do grupo presencial, de 3 em 3 meses. Para saber das atualizações de datas, fique atento às notícias nas redes sociais da Unimed Marília, ou no site da cooperativa, na área Notícias.