Voltar

Parkinson: Entenda mais sobre o assunto.

Parkinson: Entenda mais sobre o assunto.

11 de abril- Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

Parkinson: Entenda mais sobre o assunto.

11 de abril- Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson

16 Abril 2021



Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem a finalidade de conscientizar a população sobre a enfermidade, que pode levar a diminuição da qualidade de vida e a importantes incapacidade, tal como valorizar o respeito e melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

A OMS explica que o Parkinson é uma doença neurológica degenerativa e progressiva, afeta o sistema nervoso central, principalmente a região do cérebro chamada de "substância negra'', que é a responsável pela produção de dopamina, que por sua vez tem como uma das funções, a nossa condição motora. Na falta da dopamina, o controle motor da pessoa é perdido, ocasionando sinais e sintomas característicos. 

Dados recentes da OMS mostram que o Parkinson afeta cerca de 100 a 200 pessoas por 100 mil habitantes acima de 40 anos, ou aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos.

Sintomas e Diagnóstico 
Os sintomas mais comuns são tremores principalmente nas mãos, rigidez muscular, lentidão de movimentos voluntários, dificuldade em manter o equilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Ansiedade e depressão também são comumente associadas à doença neurodegenerativa, que é progressiva e uma das mais frequentes no mundo, ficando atrás apenas do Alzheimer. 

O diagnóstico do Parkinson é feito com base no histórico clínico do paciente e com exame neurológico. Atualmente não existe nenhum teste específico para o diagnóstico ou prevenção.

Tulipa Vermelha 
Em 2005, a tulipa vermelha foi escolhida como o símbolo oficial do mês de Conscientização da doença de Parkinson.

A escolha deste símbolo ocorreu pela criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês J.W.S Van der Wereld, diagnosticado com Parkinson.

Unimed Marília 

No perfil oficial do Instagram da Unimed Marília foi publicado um vídeo sobre tratamentos que melhoram a qualidade de vida de quem possui Parkinson. Você pode assistir acessando o link:

 

https://www.instagram.com/p/CNkGEf6hb6O/?igshid=1exnvx2sssjxr