Voltar

Programa da Unimed Marília reforça a importância de hábitos saudáveis na luta contra o tabagismo

Programa da Unimed Marília reforça a importância de hábitos saudáveis na luta contra o tabagismo

Em comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, cooperativa realiza ações de conscientização

Programa da Unimed Marília reforça a importância de hábitos saudáveis na luta contra o tabagismo

Em comemoração do Dia Mundial sem Tabaco, cooperativa realiza ações de conscientização

31 Maio 2021

 

No dia 31 de maio foi estabelecido o Dia Mundial sem Tabaco pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre os riscos e malefícios do cigarro, estimulando a interrupção do tabagismo e evitando a iniciação de novos fumantes.

De acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID 10), o tabagismo é uma “desordem mental e de comportamento, decorrente da síndrome da abstinência à nicotina”. É uma dependência psicológica e física do tabaco.  A nicotina vicia porque é uma substância com efeitos muito rápidos sobre o organismo.

Dados da OMS mostram que atualmente existem 1,1 bilhão de fumantes no mundo, e  milhões de óbitos anuais devido ao tabagismo, equivalentes a 45% de todos os óbitos por câncer em geral.

A OMS alerta que, somente no Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por conta de doenças causadas pelo fumo. O Espaço Viver Bem da Unimed Marília se dedica a esta causa e, por meio do Grupo de Combate ao Tabagismo, oferece suporte aos beneficiários tabagistas para pararem de fumar.

Com o objetivo de promover saúde, conscientizar e estimular as mudanças de hábitos de vida, foi preparada uma ação pela equipe do Grupo de Combate ao Tabagismo do Espaço Viver Bem da Unimed Marília.

Vanessa Lopes - psicóloga e Paulo Sganzella - educador físico, visitaram os departamentos da cooperativa com uma explicação dinâmica sobre os malefícios do uso contínuo do cigarro e dos benefícios imediatos e a longo prazo ao abandonar o uso do cigarro, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

“A única forma de prevenir o tabagismo é não dar a primeira tragada. Todos que fumam, em qualquer frequência, estão sujeitos a desenvolverem uma relação de dependência com a nicotina” afirma a psicóloga.

Grupo de Combate ao Tabagismo no Espaço Viver Bem de Marília
As reuniões para tratamento em grupo estão sendo realizadas de forma remota, coordenadas pela psicóloga Vanessa Lopes Custódio Beiro com apoio da enfermeira Luciane Montenegro Rossi Rezende. No Grupo, os profissionais identificam o grau de dependência dos beneficiários para trabalhar as etapas do processo de abandono do fumo de maneira mais efetiva.

O programa oferece informações sobre os malefícios do uso do tabaco, benefícios de parar de fumar, apoio psicológico durante o processo e orientações para lidar com os sintomas físicos da abstinência, além de apoio nutricional para incentivar os beneficiários a adotarem hábitos saudáveis que auxiliam em uma vida livre do cigarro.

Dependência Física: Segundo a OMS, dependência é um padrão comportamental no qual o uso de determinada droga psicoativa passa a ser mais importante do que qualquer outro comportamento anteriormente considerado prioritário.

Dependência Psicológica: Usa o cigarro para lidar com situações de estresse, para relaxar, lidar com a solidão, situações de tristeza. Outros usam para trabalho (sente mais criativo), ou quando está feliz, se divertindo (estender o prazer).

A psicóloga Vanessa afirma que não existe cigarros saudáveis, mesmo os lights, extra lights ou mentol “Todos possuem uma composição semelhante, mesmo escolhendo cigarros com menos alcatrão e menos nicotina os fumantes acabam compensando fumando mais cigarros por dia”

Escolher parar de fumar trará benefícios imediatos a curto, médio e longo prazo, como:

- Melhora da capacidade física;
- Melhora a pressão arterial;
- Melhora do gosto pelos alimentos;
- Melhora olfato;
- Redução risco de câncer e doenças respiratórias;
- Término do hálito do tabaco;
- Redução dos gastos com a saúde;
- Economia por não comprar cigarro;
- Aumento na expectativa de vida;
- Um grande exemplo para amigos e familiares.

Por meio do Grupo, o beneficiário aprende a se manter fora de situações que possam trazer o risco de recaída e aprendem também a lidar com este desafio constante.

Para mais informações entre em contato com o Espaço Viver Bem: (14) 2105.8191