Voltar

Programas Medicina Preventiva

Programas Medicina Preventiva

Novidades para os beneficiários.

Programas Medicina Preventiva

Novidades para os beneficiários.

30 Junho 2020

A Unimed Marília adotou uma postura positiva em relação ao atual cenário que vivemos, para continuar atendendo o beneficiário, com qualidade e sempre levando o Jeito de Cuidar Unimed à todos. Este momento pede cautela, mas também serve para adotar novas ideias à realidade atual. 

Várias adaptações foram realizadas, principalmente nos programas do Espaço Viver Bem, que está utilizando alternativas para manter contato com os participantes dos programas e não deixá-los sem orientações preventivas.

Os participantes têm recebido conteúdos online como vídeos de orientação, com assuntos específicos para cada programa de prevenção e a equipe tem mantido contato via whatsapp, interagindo com eles desta forma.

“O que se percebeu nesse processo de interação com os beneficiários é o aumento na demanda pelo atendimento psicológico, consequente aos momentos que estamos vivendo. Neste caso, a equipe de psicologia, após a identificação, tem promovido de forma online um acolhimento destas pessoas, procurando atenuar esses efeitos”, explica Edgar Orlandini, coordenador do Espaço Viver Bem.

A grande novidade para o próximo mês será o primeiro Grupo online do Programa de Orientação para Gestantes, previsto para iniciar em 01/07/2020, e servirá como base para o desenvolvimento de outros grupos online, no segundo semestre. Convidamos Suelen Gama, coordenadora do curso, para nos contar como será esta nova modalidade para as futuras mamães e papais.

Primeiro Grupo de Orientação às Gestantes Online

Diante das mudanças provocadas pela pandemia e seguindo as orientações dos órgãos competentes com relação ao distanciamento social, não foi possível realizar o tradicional Grupo de Orientação às Gestantes presencial. “Nossa equipe precisou se adaptar à nova realidade para continuar levando acolhimento e informação nesse momento tão especial. Para garantir a segurança de todos os participantes, da equipe e familiares, nós do Programa de Gestantes elaboramos uma edição especial online”, explica Suelen.

Os conteúdos ministrados no grupo presencial foram adaptados para formato online, mas mantido os 9 módulos (gestação e nascimento, cuidados com o bebê, amamentação, nutrição da gestante, fisioterapia, fonoaudiologia, odontologia, psicologia e primeiros socorros). 

As inscrições aconteceram a partir de 01/06/2020, através de um link disponibilizado nas redes sociais da Unimed Marília. “Estamos com uma grande procura por parte das beneficiárias, já ultrapassando o número de inscritas da última edição presencial. As inscrições se encerraram  na última sexta-feira, dia 26/06”, acrescenta.

Como será ministrado o conteúdo do grupo?

O acesso a todos os conteúdos do Grupo online será através da plataforma do Google Classroom, onde serão disponibilizados os vídeos gravados de cada módulo, com as orientações teóricas e práticas, além de um arquivo com a Cartilha da Gestante. 

As participantes inscritas terão acesso seguindo o cronograma e poderão visualizar todo o conteúdo até dia 31/07/2020. Haverá um espaço para comunicação, através de mensagens, entre as gestantes e os profissionais da equipe para esclarecer as dúvidas e permitir troca de experiências. 

A importância da participação da rede de apoio

“Como já acontecia no grupo presencial, estimulamos ao máximo a participação da rede de apoio. Uma rede de apoio bem informada é fundamental para uma experiência positiva nessa fase. As orientações compartilhadas durante o grupo contemplam a família como um todo, focando além dos aspectos relacionados a gestante, bebê e puérpera, o importante papel e contribuição da rede de apoio”, explica a coordenadora.

Suelen finaliza afirmando, que este novo formato trouxe grandes desafios para toda a equipe, no sentido de repensar a forma de cuidar. A dedicação e empenho foram grandes para que, apesar da distância física, não faltasse o afeto, o vínculo, informações e o apoio. “Nossa expectativa é que com o grupo, as mulheres e suas famílias possam se sentir acolhidas e seguras para vivenciar essa experiência transformadora”, conclui.