Voltar

Salgadinho crocante de grão-de-bico

Salgadinho crocante de grão-de-bico

Salgadinho crocante de grão-de-bico

16 Abril 2021


Rápido de fazer, o salgadinho crocante de grão-de-bico é uma excelente opção para incrementar suas refeições, servir como um aperitivo ou lanchinhos intermediários.

A nutricionista do Espaço Viver Bem da Unimed Marília, Simone Bertassi Crivelaro Cabanas, mostra algumas características e benefícios do grão-de-bico:

São ricos em proteínas de origem vegetal e fibras que contribuem para uma melhor saciedade e funcionamento intestinal. Possui importantes minerais como magnésio e potássio contribuindo para prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares.
 

Ingredientes

2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
1 colher (sopa) de cominho em pó
1 colher (sopa) de páprica doce
Raspas de 1 limão
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Coloque os grãos-de-bico escorridos e secos com papel toalha em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel-manteiga.

Regue com o azeite, e salpique com o cominho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino moída. Misture bem os temperos ao grão-de-bico.

Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. Retire do forno, misture as raspas de limão e sirva a seguir. Guarde em potes com fecho hermético.

*Dica da nutricionista: Como cozinhar o grão-de-bico

O grão-de-bico precisa de 8 a 12 horas de demolho para os grãos ficarem hidratados, macios e cozinharem mais rápido de maneira uniforme. Se for cozinhar pela manhã, deixe de molho à noite; se for cozinhar à noite, deixe na tigela com água pela manhã. A proporção para o demolho é 1 medida de grão-de-bico para 3 medidas de água. 

Após o demolho, escorra a água e coloque na panela de pressão sem tampar e com uma nova água. Deixe cozinhar com a panela destampada até liberar bastante espuma. Essa espuma possui os chamados antinutrientes que pioram a digestão dos grãos aumentando a formação de gases intestinais. Após formar a espuma, desligue o fogo, escorra novamente os grãos, lave-os para retirar por completo a espuma e coloque em nova água para cozinhar agora com a panela tampada. 

Quando começar a soltar a pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. 

 

Agora sim está prontinho para preparar o salgadinho crocante ou utilizá-lo em outras receitas, como saladas.