Voltar

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Você não está sozinho.

Setembro Amarelo

Você não está sozinho.

15 Setembro 2021

No mês em que o tema saúde mental está em foco, a Unimed Marília promove uma ação interna para seus colaboradores, com o intuito de conscientizar sobre a prevenção contra o suicídio.

A taxa de suicídios em Marília é algo alarmante, mas é possível reverter este cenário com ações que envolvem todos ao redor: profissionais, familiares e amigos. Acolha, escute e preste atenção nos sinais que podem indicar uma vulnerabilidade emocional.

Convidamos a psicóloga da Unimed Marília, Ana Flávia Massih, para falar sobre este importante assunto e contar como a ação criada pelo nosso Departamento de Recursos Humanos foi idealizada.

1 - Qual a importância da campanha do setembro amarelo?

Este ano, em especial, a campanha vem com o tema “Criando esperança por meio da ação”, seu principal objetivo é alertar as pessoas de que a ação correta nas situações em que alguém demonstra interesse em colocar fim a vida poderá salvá-las.

2 - Como prevenir que isso aconteça?

Embora falar sobre o assunto seja sempre um desafio, esta é a melhor forma de desmistificar o tema. A prevenção depende de uma abordagem desempenhada por diversos setores da sociedade, a detecção precoce, o encaminhamento aos tratamentos médicos, o apoio psicossocial são as principais ações e são extremamente importantes.

3 - O que fazer quando alguém próximo mencionar suicídio?

É preciso apoiar e manter contato próximo à longo prazo, mas a ajuda profissional é essencial e o único método seguro para que a pessoa faça terapia a consiga remédios.

 4 - Qual foi o objetivo dessa ação interna para os colaboradores? Como surgiu a ideia?

Esta ação teve como objetivo principal representar a importância da rede de apoio de relacionamentos para todo indivíduo que se encontra no limite da vulnerabilidade emocional. A árvore foi utilizada para simbolizar o indivíduo e como os relacionamentos saudáveis podem fazer toda a diferença e salvar uma vida.