Voltar

Vem aí o Pix, a plataforma de pagamento instantâneo

4 Novembro 2020

 

 

O Pix é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que veio para trazer agilidade no sistema de pagamentos nacional. Regulamentado e aprovado pelo Banco Central, a plataforma começará a funcionar a partir de 16 de novembro.

Desde o dia 5 de outubro, o Sicredi está fazendo o cadastramento das “Chaves Pix” e continua até o dia e 15 de novembro; dia que antecede a estreia do sistema que promete revolucionar as transações financeiras no país.

Com apenas um clique, os consumidores poderão transferir, pagar ou receber imediatamente a qualquer horário ou dia. As movimentações financeiras poderão ser feitas por pessoas físicas e jurídicas utilizando as “Chaves Pix” cadastradas, via QR Code ou ainda usando os dados bancários, como já é feito atualmente.

Os associados interessados em usar a solução podem cadastrar as “Chaves Pix”, que basicamente são quatro CPF ou CNPJ, email, número de telefone ou chave aleatória gerada pelo sistema. Mas vale frisar que uma mesma chave não pode ser cadastrada em mais de uma conta.

O Banco Central promete transações grátis para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs). Já para pessoas jurídicas, haverá cobrança de taxa ainda não definida.

Não é necessário instalar um novo aplicativo, visto que o Pix é um sistema integrado aos serviços já oferecidos dentro do aplicativo Sicredi e no app Woop Sicredi, conta 100% digital, basta atualizar o aplicativo.

Leonardo Américo, Gerente de Negócios do Banco Cooperativo Sicredi em Marília, explica que o Pix trouxe uma alternativa importante “Essa facilidade marca a evolução nos meios de pagamento, no máximo em 10 segundos o valor está na conta do recebedor”, afirma.

O uso deste novo sistema não anula os meios de pagamento já existentes, essa é uma maneira rápida e eficaz que veio trazer praticidade 24 horas por dia, 7 dias da semana.