Voltar

Unimed Marília inicia novembro com campanha de prevenção

4 Novembro 2020

 

 

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) apontam que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e o mês de novembro serve como uma forma de reforçar a população masculina, que cuidar da saúde é essencial. Serve também para lembrar que esse cuidado deve ser diário, mantendo hábitos de vida saudáveis, boa alimentação ou optando por uma mudança imediata.

Ainda de acordo com o Inca a estimativa para 2020 no Brasil são de 65.840 novos casos da doença, mas apesar da gravidade e alto índice, em 90% dos casos existe chance de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente, daí a importância de campanhas de conscientização e prevenção.

As consultas com urologista devem ser imprescindíveis acima dos 50 anos, a consulta com um urologista é imprescindível e é indicado que se faça o exame uma vez ao ano mesmo que não haja sintomas.

 Sinais e sintomas a serem observados:

-Dificuldade de urinar

-Diminuição do jato de urina

-Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

-Sangue na urina

Os sintomas citados não necessariamente causados pelo câncer de próstata, mas é importante que procure um médico para que seja feito um diagnóstico mais preciso.

Com a combinação dos exames - dosagem de PSA (exame de sangue) e o exame de toque que permite ao médico palpar a próstata e perceber se há nódulos (caroços) ou tecidos endurecidos (possível estágio inicial da doença). O exame de toque é rápido e indolor.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

Fachadas Iluminadas como forma de apoio
Assim como foi em outubro, durante todo o mês de novembro as unidades Pronto Atendimento, Farmácia Unimed, Serviço de Atenção Domiciliar, Centro de Especialidades Médicas e Sede
Unimed Marília terão suas fachadas iluminadas na cor azul para que todos aquele que passarem e se depararem com a cor se lembrem do significado e mensagem por traz dessa ação, que é chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Ação com colaboradores
Os setores de atendimento, comercial, unidade espaço viver bem, oncologia estão literalmente vestindo a camisa em favor das causas “Combate ao câncer de mama e próstata. Juntos nessa luta!”. Desde o início de outubro, os setores da
Unimed Marília estão engajados nessas causas sociais.

O setor de Recursos Humanos em parceria com o Marketing, prepararam uma ação de endomarkenting começando a conscientização entre os colaboradores. Dando continuidade à programação do mês, haverá entrevistas com médicos urologistas na TV local tirando dúvidas sobre o tema. Os vídeos estarão disponíveis no nosso canal no youtube.