Voltar

Vacina H1N1

Vacina H1N1

Entenda a importância da vacinação e tire suas dúvidas.

Vacina H1N1

Entenda a importância da vacinação e tire suas dúvidas.

9 Abril 2020

Muito se fala da importância da vacinação, porém mesmo assim, muitos ainda são negligentes com essa prática essencial para a saúde. Para falar sobre este assunto e esclarecer dúvidas quanto a vacina H1N1, convidamos nossa Enfermeira do Espaço Viver Bem, Luciane Montenegro de Rossi Rezende.

Luciane explica que a gripe H1N1 é uma doença causada pela mutação do vírus da gripe (Influenza) e é popularmente conhecida como gripe suína. Os sintomas da doença e transmissão são bem parecidos com os da gripe comum, porém as complicações podem ser mais graves.

Para Luciane, a importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. “Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença”, explica.

No momento atual da pandemia de COVID-19, a profissional reforça que é preciso tomar vacina para que o diagnóstico seja mais seguro, descartando a possibilidade de determinada doença (H1N1) já que os sintomas são parecidos.

É aconselhado todos serem vacinados, porém as vacinas do H1N1 podem ser aplicadas a partir de 06 meses de idade e é indispensável em profissionais da saúde, idosos, crianças até 5 anos e pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, DPOC...). Efeitos colaterais da vacina são muito raros, geralmente quando apresentados, esses são reação no local de aplicação.

“Esta vacina deve ser repetida todos os anos”, reforça a enfermeira.

A Unimed Marília disponilibiza a vacina de H1N1 para os colaboradores e cooperados (e filhos até 24 anos) gratuitamente. Todos serão informados do calendário de aplicação através de nosso RH e os cooperados através do nosso departamento de Relacionamento com Cooperado.