SCIH

 

 
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Unimed Maringá trabalha em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e é responsável pelas ações e normatizações, que tem como objetivo, reduzir os riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde, assim como controlar, mantendo em níveis mínimos, as infecções que são inevitáveis e inerentes ao procedimento e/ou enfermidade.


De acordo com a Portaria MS nº 2.616, de 12 de maio de 1998, esse tipo de infecção é aquele adquirido após a entrada do paciente no ambiente hospitalar e que se manifeste durante a internação ou após a alta, neste último caso, desde que seja relacionado ao período em que o paciente esteve internado ou passando por procedimentos hospitalares. Atualmente são denominadas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e também estão associados aos ambientes não hospitalares onde são realizados procedimentos e práticas de assistência à saúde, tais como clínicas, consultórios, atendimento domiciliar, entre outros.


A higienização das mãos é uma atividade bem simples, mas é a principal estratégia capaz de reduzir e controlar infecções. Por isso, para reforçar a importância deste hábito, o SCIH desenvolve um intenso e contínuo trabalho de orientação com as equipes de profissionais de saúde, realizando reuniões, oficinas e campanhas integradas, e disponibilizando materiais informativos sobre o tema.