Programa de Integridade Corporativa
Alinhada as diretrizes do Planejamento Estratégico, a administração da Unimed Regional Maringá está comprometida com a adoção das melhores práticas sustentáveis, assistenciais e de gestão, que buscam o avanço do setor de saúde pelo aprimoramento da Governança Corporativa, pelos princípios éticos e pela transparência institucional.
Uma organização com quatro décadas de existência só consegue manter-se sustentável quando seus objetivos estão acima de qualquer conflito de interesses e sua atuação baseia-se em atividades organizadas, processos estruturados, qualidade, planejamento, metas, estratégias, valores éticos e conformidade às leis e regulação do mercado.
Para garantir que todas as ações e decisões estejam de acordo com a estratégia definida, bem como, para tratar de eventuais desvios e/ou eventos inesperados a Unimed Regional Maringá adotou um Programa de Integridade Corporativa, composta por 5 pilares:
1. Governança Corporativa
Representa o conjunto de mecanismos e controles, internos e externos, que permite aos agentes de governança – cooperados, conselheiros e gestores – definirem e assegurarem a execução dos objetivos da cooperativa, garantindo sua perenidade e princípios cooperativistas.
Os princípios da governança corporativa compreendem os valores herdados pela cooperativa ao longo do tempo, aliados aos princípios universais da boa governança: conformidade, transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
2. Compliance
Baseando-se nos princípios cooperativistas e nos valores praticados pela Unimed Regional Maringá e, buscando ampliar a transparência para as partes interessadas em sua operação, iniciou-se em 2020, a implantação do Programa de Compliance.
Seu principal objetivo é prevenir, detectar e sanar desvios, irregularidades e violações às leis, normas e regulamentos aplicáveis à cooperativa. O Programa visa também fomentar o estabelecimento de condutas éticas, íntegras e transparentes por parte de conselheiros, cooperados, fornecedores, prestadores de serviços e colaboradores, funcionando ainda como órgão consultivo.
São muitos os benefícios da implantação de um Programa de Compliance na organização, dos quais podemos destacar como exemplos:
- influência positiva no mercado,
- mitigação de riscos,
- melhora do ambiente organizacional e redução de custos com possíveis infrações.
Tudo isso alicerçado nos principais pilares para sua construção efetiva:
- Compromisso da alta direção;
- Avaliação de riscos;
- Código de conduta;
- Controles internos;
- Treinamento e comunicação;
- Canais de denúncia;
- Due Diligence;
- Auditorias e monitoramento.
3. Ética e Valores
Visando auxiliar na manutenção dos padrões de comportamentos éticos elevados em nosso trabalho, o Código de Conduta fornece diretrizes para nortear todas as relações
que fazem parte de um relacionamento profissional e ser reflexo de nossas condutas. É dever de todos assumir tal responsabilidade e conhecer, cumprir e disseminar as premissas pautadas neste documento.
4. Controles Internos
A Unimed Regional Maringá possui em sua estrutura áreas responsáveis pelo monitoramento de eventos indesejados. A fim de evitar o impacto em seus processos e resultados, as auditorias internas e externas, auxiliam na implantação de ações mitigadoras e validam os resultados operacionais e financeiros, através de testes sobre a eficiência dos fluxos, recomendando a melhoria contínua dos processos.
5. Transparência
É assegurada a integridade e disponibilidade das informações, de forma clara, para todos os públicos de relacionamento.
Em caso de dúvidas sobre o Programa de Integridade Corporativa, devem ser consultados os seguintes documentos:
POLÍTICAS DE INTEGRIDADE E COMPLIANCE
- POL-CFI-001 Conflito de Interesses
- POL-GRC-002 Programa de Integridade
- POL-GRC-003 Controles Internos
- POL-CON-004 Política de Controles Contábeis
- POL-GRI-001 Gestão de Riscos
- POL-GRC-004 Sustentabilidade
- POL-GRC-005 Auditoria Interna
Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse o Manual de Procedimentos em Compliance.