Voltar

"Banho do bebê” é destaque no curso Canção de Ninar

1º Março 2018

"Banho do bebê” é destaque entre as gestantes no curso Canção de Ninar

Com a participação de 45 casais, o encontro contou com palestras de psicologia, enfermagem e pediatria

Entre choros e mamadas, o banho do bebê é outro momento especial que as mamães têm para se aproximar dos bebês, mas essa fase também pode trazer surpresas para um casal de primeira viagem. 

Pensando nisso, com o intuito de orientar e prevenir as gestantes, na quarta-feira (21/02), foi realizado a última etapa do curso Canção de Ninar, no Espaço Viver Bem da Unimed Maringá. O programa tem o objetivo de estimular os novos pais sobre os cuidados necessários do início da gravidez até o pós-parto. Nesta primeira edição do ano, aproximadamente 45 casais participaram.

Durante os três dias de curso, as futuras mamães e acompanhantes participaram de palestras com psicólogas, enfermeiras e pediatras, que passaram algumas orientações sobre os cuidados com o bebê até os 30 primeiros dias. A finalização do curso é a aula prática de banho no recém-nascido, usando como simulação um boneco para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. 

A enfermeira do Espaço Viver Bem, Érica Barroco Siqueira Ferreira, explicou que as principais dúvidas que assustam as mães, é em relação ao banho e a amamentação. “O objetivo do encontro é tranquilizá-las para que tenham uma gestação saudável, e o intuito das palestras e o banho, é acalmar os futuros pais.” Mas não é somente pais de primeira viagem que procuram o curso, em alguns casos já participaram em outras oportunidades e voltam para sanar dúvidas que surgiram na segunda gestação “nem toda gravidez é igual”, completa a enfermeira. 

Grávida de 8 meses da Rafaela, a maquiadora, Aline Alves, disse que foi muito importante participar do encontro, pois além de abordas os cuidados com o bebê, também falou sobre o comportamento emocional da mãe. “A amamentação é a minha principal dúvida e foi esclarecida. Não sabia muito sobre como pegar corretamente o bebê para alimentar, como realizar a massagem no peito caso o leite empedre.”

Mamãe do Pedro que está para nascer nos próximos dias, a empreendedora, Jamilla Patrícia de Souza, destacou que nas palestras abordou-se muito sobre a importância da presença do pai na gestação. “Acredito ser essencial exigir que sejam mais próximos dos filhos e cobrá-los no acompanhamento da mamada e do banho.”

Após o nascimento do bebê, o programa Canção de Ninar do Espaço Viver Bem, também oferece uma orientação especial para as mães que desejarem receber auxílio na amamentação e nos primeiros cuidados. 


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: