ISO 9001  

 

O que é ISO?
Abreviação da International Organization for Standardization, é a maior entidade não governamental que desenvolve padrões internacionais voluntários. Esses padrões são a referência global em especificações para produtos, serviços e sistemas assegurando qualidade, segurança e eficiência nas organizações.

Ela é necessária para orientar as organizações na melhoria de sua gestão sob a ótica da qualidade. A norma ISO 9001 traz requisitos complementares aos de produto e sua implantação visa demostrar a capacidade das organizações de fornecer produtos e serviços que atenda aos requisitos dos clientes, requisitos legais e aumentar a satisfação dos clientes por meio da melhoria contínua. 

Ela se baseia nos 7 princípios da Gestão da Qualidade:
1. Foco no Cliente
2. Liderança
3. Engajamento de Pessoas
4. Abordagem de Processos
5. Tomada de decisão baseada em evidências 
6. Melhoria
7. Gestão de Relacionamentos

Desde de 1998 o Sistema de Gestão da Qualidade da Unimed Regional Maringá é certificado na norma ISO 9001.  Através das auditorias de recertificações e manutenções realizadas pela Fundação Vanzolini, foi comprovado que o SGQ cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001:2015 e nos certifica para o seguinte escopo:

  • Desenvolvimento
  • Comercialização
  • Operação e Faturamento de Planos Privados de Assistência à Saúde Suplementar
  • Relacionamento com o Cooperado e Prestador
  • Prestação de Serviços de SOS Remoção
  • Assistência Domiciliar e Espaço Viver Bem
  • Atendimento na recepção das Clínicas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição.

 

Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade 

O Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade é um processo de certificação bienal, conferido pela Unimed do Brasil, para cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed e tem como objetivo, estimular a implementação de boas práticas em Governança e Gestão para a Sustentabilidade.

Este processo de certificação permite a realização de um autodiagnóstico da gestão das participantes, oferecendo caminhos para uma evolução contínua baseada em boas práticas e pautada pela transparência e pela conduta ética, preparando-as, dessa forma, para a crescente competitividade do mercado e para o atendimento das exigências dos órgãos de regulação.

A primeira edição da certificação unificada aconteceu em 2016, seguindo o exemplo e dando continuidade às certificações do Selo Nacional Unimed de Governança Cooperativa (lançado em 2012) e Selo Unimed de Sustentabilidade (lançado em 2003).

E já nesta primeira edição a Unimed Maringá conquistou o Selo Ouro, e desde então se mantem nesta categoria. Este reconhecimento é de suma importância, pois atesta a eficiência de gestão e resultados sustentáveis, além de impulsionar melhorias que se refletem na satisfação de clientes, cooperados, colaboradores, fornecedores e sociedade. 

Atualmente no Estado do Paraná, apenas 8 Singulares e a Federação do Paraná estão na categoria Ouro, do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade.

 

ONA

 

No contexto hospitalar, a Acreditação tem se estabelecido como processo de avaliação externa da qualidade dos serviços de saúde, pois se trata de um método sistemático, periódico e reservado de apreciar a instituição, nas dimensões Estrutura, Processo e Resultado, à luz de padrões de qualidade previamente definidos.

No Brasil, a Acreditação ganhou maior visibilidade após 1999, ano que marcou o início do funcionamento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma entidade não governamental, de pessoa jurídica e sem fins lucrativos. A ONA avalia e certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente e no uso racional de instrumentos que fundamentam o processo de melhoria contínua.

A certificação de Acreditação emitida pela ONA pode ocorrer em três níveis: 

  • Acreditado: para instituições que atendem aos critérios mínimos de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais;
  • Acreditado Pleno: para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, fluidez no processo e plena comunicação entre as atividades;
  • Acreditado com Excelência: visa a "excelência em gestão", que, além de atender aos requisitos dos dois primeiros níveis, aponta a existência de cultura organizacional voltada à melhoria contínua.

Fomos certificados em 2018 com Nível Acreditado e em dezembro de 2019 a Unimed Maringá foi certificada Acreditado Pleno, um indicador de qualidade e segurança do paciente, assim como a qualidade da gestão integrada e melhoria dos processos.

Mais do que um selo, a certificação ONA mostra resultados de esforços e engajamento das nossas equipes que trabalham com o objetivo de oferecer um atendimento com qualidade e segurança para todos os colaboradores, cooperados e clientes Unimed.

 

Política da qualidade

A política de qualidade é o compromisso, por escrito, no qual a organização firma seu comprometimento com a qualidade, de modo que a qualidade não é o objetivo , mas o resultado de um trabalho eficiente, participativo, coerente, engajado, eficaz e que utiliza as ferramentas certas.

Nossa Política da Qualidade se define em buscar constantemente a eficiência dos processos, o engajamento de seus colaboradores promovendo a segurança e uma assistência de qualidade aos seus clientes, sendo comprometida com a qualidade e a melhoria contínua de seus produtos e serviços, proporcionando a satisfação de seus beneficiários, cooperados, colaboradores e parceiros. E os nossos objetivos da qualidade são:

  • Melhorar a Efetividade da Cooperativa
  • Fortalecer a Segurança do Paciente
  • Promover a Cultura de Melhoria Contínua
  • Aumentar a Satisfação dos Públicos de Interesse