Suspensão de Reajuste nas Mensalidades do Plano de Saúde

 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS anunciou a suspensão, por 120 dias, da aplicação de reajustes aos contratos de planos de saúde, entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2020.

 

A decisão da ANS atribui formas diferentes de suspensão para cada tipo de plano: individual/familiar, coletivo empresarial e coletivo por adesão. 

 

A Unimed Maringá está desenvolvendo adequações no sistema de gestão e novas ferramentas tecnológicas para garantir o cumprimento da medida e evitar eventuais erros de processamento de mensalidades.

 

É importante frisar que a ANS informa que a recomposição de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021, com cobrança retroativa.

 

Desse modo, em respeito a essas categorizações, a Unimed Maringá esta trabalhando internamente para garantir que todas as regras sejam seguidas com total transparência, como sempre pautamos a nossa relação.

 

Mais abaixo segue o link do site da ANS com mais informações e dentre as quais destacamos as seguintes:

* Para o caso de contratos empresariais com mais de 30 vidas a companhia pode optar por manter o reajuste de mensalidade normalmente, desde que comunique a operadora formalmente.

 

Pergunta: Meu plano é individual/familiar (pessoa física) e já recebi a fatura de setembro com o reajuste, o que devo fazer?

Resposta: a Agência Nacional de Saúde autorizou as operadoras que, em relação aos boletos de setembro emitidos OU já pagos, o desconto da mensalidade deverá ocorrer na mensalidade de outubro.

 

Pergunta: O meu plano é individual/ familiar (pessoa física), qual foi o reajuste anual aplicado em 2020?

Resposta: o reajuste dos planos individuais/familiares é definido anualmente pela ANS e, devido a pandemia, esse percentual não foi divulgado. Por consequência, a Unimed Maringá não aplicou esse índice de 2020 para esses planos, no período de maio de 2020 a abril de 2021. A recomposição de valores não aplicados em 2020 será realizada ao longo de 2021, com cobrança retroativa.
 

Pergunta: O meu plano é coletivo empresarial ou coletivo por adesão, qual foi o reajuste anual aplicado em 2020? 

Resposta: Em caso de dúvidas quanto à aplicação de reajuste para o seu contrato, entre em contato com a Unimed Maringá. 

 

Pergunta: As cobranças de reajustes aplicadas de janeiro a agosto serão devolvidas pela Unimed?

Resposta: a determinação de suspensão de reajuste passa a valer a partir de 1 de setembro até 31 de dezembro de 2020. Deste modo, os reajustes cobrados anteriormente não foram afetados pela suspensão.

 

Pergunta: Quando os reajustes suspensos em setembro, outubro, novembro e dezembro voltarão a ser cobrados? 

Resposta: a cobrança dos valores suspensos voltará a partir de janeiro de 2021, porém a Agência Nacional de Saúde, até o momento, não informou de que forma a recomposição será realizada. Assim, é importante que o beneficiário faça um planejamento financeiro, considerando o valor acumulado dos meses de setembro à dezembro.

 

Pergunta: A suspensão dos reajustes irá alterar o mês de aniversário (data-base) do contrato?

Resposta: a suspensão não tem impacto na data-base por variação de custo (reajuste anual), ficando mantido o mês já definido no contrato.  

 

Pergunta: Eu desejo manter os meus reajustes de faixa etária e mensalidade sem a suspensão, é possível?

Resposta: de acordo com a ANS, a suspensão dos reajustes por faixa etária é válida para todos os tipos de contratos: individuais / familiares, coletivos por adesão ou coletivos empresariais, não sendo opcional e sim obrigatório. Para os reajustes de mensalidades, apenas os contratos coletivos empresariais, com mais de 30 vidas, podem optar por não suspender essa aplicação do índice.

 

Caso tenha mais alguma dúvida sobre a suspensão, entre em contato com a Unimed Maringá pelos canais:

 

 

0800 643 0027

Aplicativo Unimed Cliente PR

 

Segue o link da ANS com a notícia completa e mais perguntas e respostas:

http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5920-suspensao-de-reajustes-2020 

http://www.ans.gov.br/images/FAQ_Suspens%C3%A3o_Reajustes_-_Operadoras.pdf