Voltar

Acne em adultos

Acne em adultos

As espinhas não são exclusividade dos adolescentes, adultos também podem sofrer com as lesões. Saiba por que isso ocorre e veja como evitar

Acne em adultos

29 Março 2010

Como ocorre
Independente a idade a maneira como a acne aparece é a mesma. A lesão começa nos folículos, ou seja, orifícios que abrigam a raiz dos pelos e glândulas sebáceas, responsáveis por formar uma película de gordura para proteger a pele. As pessoas que tem acne possuem esta glândula em excesso, o que propicia o crescimento de bactérias no interior do folículo. Essas bactérias podem produzir substancias que causam a ruptura da parede folicular e, então o sebo, bactérias e células descamadas da parede co folículo derramam-se na pele causando vermelhidão, inchaço e pus, ou seja, a acne.

Tormento dos adolescentes, a acne aparece por influencia dos hormônios, que estão em ebulição nessa época da vida. Mas, qual a explicação desse fenômeno em adultos? Isso mesmo, ao contrário do que muita gente imagina as espinhas não são exclusividade dos adolescentes. Os mais velhos também podem ter e, de acordo com especialistas, a causa é a mesma, ou seja, a ação dos hormônios. No entanto, no caso dos adultos o aparecimento das espinhas deve ser investigado, pois pode ser sinal de desequilíbrio hormonal.

Nos adultos fatores genéticos podem estar associados ao aparecimento dessas lesões vermelhas, cheias de pus. Segundo a dermatologista Denise Steiner, em entrevista a Revista Saúde é Vital, o DNA pode determinar o tamanho exagerado de uma glândula sebácea e então torná-la hiperativa. Além disso, nos homens fatores como ingestão de anabolizantes, podem tornar a pele mais oleosa.

Nas mulheres, os fatores genéticos influenciam a síndrome dos ovários policísticos, que está associada a uma maior produção de testosterona, hormônio masculino que estimula a liberação de mais glândulas sebáceas. O aparecimento de acne é ainda maior quando a mulher tem resistência à insulina, que por não suprir as necessidades o pâncreas acaba liberando doses extras da substância. Essa situação resulta na maior fabricação de testosterona pelos ovários e, consequentemente, a pele fica mais oleosa favorecendo o aparecimento da acne.

 


Thaís Vieira e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Revista Saúde é Vital, Sociedade Brasileira de Dermatologia

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Ver todas Noticias

Notícias Unimed ver todas as notícias

2° via de boleto

2° via de boleto 2° via de boleto ...

Trabalhe conosco

Seja um Colaborador Unimed ou Um Jovem Aprendiz   IMPORTANTE: Estou ciente que sou responsável pela veracidade das informações enviadas. Qualquer divergência e/ou...

Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em