Voltar

Gestor de MS participa de Workshop

Gestor de MS participa de Workshop

Gestor de MS participa de Workshop

28 Julho 2018

De 24 a 26 de julho, a diretoria, conselheiros, superintendentes e gerentes da Central Nacional Unimed, como também o Diretor Administrativo da Federação, Dr, Jamal Nasser Haddad, se reuniram na cidade de Campos do Jordão-SP, para um aprendizado sobre governança corporativa.

"Nossa diretoria está prestes a completar seis meses de gestão na CNU. Este é o momento ideal para uma imersão nesse tema, parte da construção do nosso modelo, que está sendo implementado em várias frentes na CNU", disse o presidente Alexandre Ruschi na abertura.

Os trabalhos foram mediados por Alexandre Di Miceli e Ângela Donaggio, sócios-fundadores da Direzione Consultoria e Educação Executiva, referência no país em governança corporativa e programas de ética e integridade.

"Todo agrupamento humano só evolui se estiver suportado por um propósito, uma causa maior que vai além dos resultados financeiros. E o papel dos líderes é fundamental, são eles que vão traçar e fazer valer, por meio de seus comportamentos e exemplos, a governança da organização", afirma Di Miceli. O papel do conselho também foi destacado: "cada conselheiro deve ser o curador da empresa. Deve entregar a empresa melhor do que a encontrou".

Os princípios de governança e alguns exemplos de empresas que estão na vanguarda foram apresentados, além dos benefícios que promove com foco interno, no aprimoramento da tomada de decisões e na redução de surpresas negativas, e externamente, aumentando a transparência e segurança dos cooperados.

A importância do alinhamento das lideranças junto à cultura organizacional, programas de compliance e gestão de riscos também foram discutidos como fator fundamental de sucesso da governança corporativa, assim como a diversidade de gêneros.

Segundo o Dr. Jamal Nasser Haddad, o Workshop da Central Nacional é um evento a ser seguido, pois visou estreitar o relacionamento entre suas sócias com conteúdo enriquecedor, voltado para valores como: Ética, Transparência, Democratização da informação, e sobretudo em transformar propostas e cenários em ações a serem seguidas. “A Governança Cooperativa visa sobretudo em criar um ambiente no qual as pessoas cumpram regra de complince visando sempre o bem comum”, completou o diretor administrativo da Federação das Unimeds de MS.

Princípios fundamentais da Governança Corporativa

  1.     Transparência e integridade das informações prestadas
  2.     Prestação de contas voluntária e responsabilização pelas decisões tomadas
  3.     Avaliação de desempenho, remuneração justa e meritocracia
  4.     Contrapesos independentes no processo decisório
  5.     Sustentabilidade e visão de longo prazo na condução do negócio
  6.     Respeito às formalidades, controles e supervisão independentes
  7.     Tom e comportamento ético das lideranças
  8.     Cooperação entre colaboradores e promoção do interesse coletivo da organização
  9.     Equidade e promoção da participação efetiva de todos os acionistas
  10.     Diversidade interna, tratamento justo e ausência de políticas discriminatórias