Voltar

“A participação do companheiro é essencial”, diz pai sobre curso que preparou ele e esposa para a chegada da filha

“A participação do companheiro é essencial”, diz pai sobre curso que preparou ele e esposa para a chegada da filha

Inscrições do 73º Curso para Gestantes da Unimed CG estão abertas

“A participação do companheiro é essencial”, diz pai sobre curso que preparou ele e esposa para a chegada da filha

Inscrições do 73º Curso para Gestantes da Unimed CG estão abertas

12 Agosto 2021

A 73ª edição do Curso para Gestante da Unimed Campo Grande já tem data para ser realizado e, assim, auxiliar as mamães e os papais neste momento tão importante para a família que aguarda a chegada de um bebê. É neste período também que muitas dúvidas surgem, por isso a cooperativa oferece à população uma variedade de assuntos e palestrantes com expertise em diferentes áreas. 

Gratuito e aberto para a comunidade gestante, o evento tornou-se referência não só em Campo Grande, mas em todo o estado e já é muito aguardado. Em versão totalmente on-line em razão da pandemia, o curso será realizado entre os dias 30/8 e 3/9, sempre às 18 horas e será transmitido pelo canal do Youtube da cooperativa médica. 

Nesta edição, os temas serão divididos em diferentes módulos: Anestesia x Analgesia, Recepção do recém-nascido, Nutrição: da gestação ao puerpério, Gravidez e exercício físico e Cuidados na gestação e tipos de parto. 

“A espera de um filho é um acontecimento único na vida familiar, por isso, o investimento é exclusivamente com o objetivo de contribuir para que as futuras mamães tenham uma gravidez saudável e tranquila, adquirindo conhecimento e segurança para com o futuro integrante da família. A Unimed CG entende que o curso é uma oportunidade para orientar e também para prevenir possíveis riscos dessa fase da mulher”, destaca Alessandra Aparecida da Silva, enfermeira do programa Viver Bem da cooperativa e responsável pelo curso.

Dra. Hanimme Nogueira Tabosa, ginecologista, obstetra e uma das palestrantes desta edição, ressalta a importância da rede de apoio. “Além das mães é importante que o companheiro ou quem a gestante escolher também participe, porque essa pessoa é quem dará todo o suporte durante o pré-natal, o parto, que é um momento único e inesquecível, um momento de muita felicidade, depois, no puerpério, que é uma fase muito importante nesse processo, quando acontecem as principais queixas das pacientes em relação ao cansaço físico e emocional”. 

Experiência

Juntos há 13 anos, Juliana Rodrigues Gomes e Joeder Gomes da Silva, pais da Jasmin, de 1 ano e 2 meses, contam que o curso os preparou muito para a chegada da pequena. 

“Como pais de primeira viagem tínhamos muitos medos, se daríamos conta, se teríamos paciência, se seríamos ótimos pais, fora a ansiedade que sentimos de ver logo aquele rostinho, de pegar ela no colo e abraçar. Como sou formada em enfermagem, já tinha um pouco de conhecimento, mas o curso me ajudou muito em relação aos cuidados com o recém-nascido, sobre a alimentação e questões psicológicas. Com isso, me senti preparada para receber nossa pequena”, comenta Juliana. 

Joeder ressalta que a participação do pai também é de extrema importância. “É muito válida a participação dos companheiros porque não sei se é para todos, mas no período de pós-parto e nos primeiros meses de vida do bebê é muito tenso e é preciso saber como agir para tirar aquela carga de horas e horas sem dormir, a bebê chorando. Essa é uma fase complicada e sem informação deve ser bem mais difícil. Além disso, me deu um norte em como auxiliar minha esposa no pós-parto, porque para ela é mais complicado. Com certeza, eu pude ser mais efetivo nos cuidados depois do curso”. 

Inscrições  

Interessados em participar do curso devem inscrever-se pelo telefone 0800 515 1510 ou pelo e-mail viverbem@unimedcg.coop.br. Após efetuar a inscrição, a equipe do programa Viver Bem entrará em contato para orientar sobre a participação e acesso às aulas.

Comunicação Unimed Campo Grande