Voltar

Confira os cuidados necessários para mães para amamentação em período de pandemia

Confira os cuidados necessários para mães para amamentação em período de pandemia

Confira os cuidados necessários para mães para amamentação em período de pandemia

4 Agosto 2020

Obstetra, e cooperada da Unimed Campo Grande, lista cuidados fundamentais para o momento da amamentação A recomendação é que as mães deem apenas o leite materno até o 6º mês de vida, quando serão introduzidos outros alimentos, e sigam dando o peito aos pequenos até os 2 anos de idade ou mais. - (Foto: Arquivo/Fernando Frazão/Agencia Brasil)

A Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 01 e 07 de agosto, faz parte de uma história mundial focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. E com a pandemia da Covid-19 muitas dúvidas surgiram a respeito dos cuidados necessários durante a amamentação.

A ginecologista e obstetra, e cooperada da Unimed Campo Grande, Dra. Rubia da Silva Borges Loureiro explica que a mãe precisa compreender que ela e o bebê estão expostos a riscos por conta da pandemia pela Covid-19, por isso, é importante que "mães que amamentam tomem os mesmos cuidados que todos temos que tomar neste momento: isolamento social, lavagem das mãos com água e sabão, ou álcool 70%, e uso de máscara".

Dra. Rubia complementa dizendo que "o risco de uma mãe Covid-19 positivo transmitir a doença para o bebê existe, porém, os benefícios da amamentação são maiores que o risco. Então a recomendação é que a amamentação seja mantida, desde que a mãe deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo".

"Se o desejo dela -mãe- for amamentar, ela deve ser encorajada e aconselhada sobre os benefícios substancialmente maiores que os potenciais riscos da transmissão. Para isso, algumas práticas devem ser realizadas", completa.

Pensando nisso, a cooperada da Unimed Campo Grande separou algumas dicas valiosas para a hora da amamentação:

- Higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%. Principalmente antes de entrar em contato com seu filho;

- Higiene Respiratória seguida de higiene das mãos;

- Limpar e desinfetar superfícies que a mãe entrou em contato;

- Usar máscara;

Caso esteja sintomática, limpar a mama com água e sabão. Não precisa lavar o seio antes de cada mamada.

"Vale ressaltar que caso a mãe esteja doente demais para amamentar, ou fazer a retirada do leite, deve-se explorar as melhores alternativas: 1º) leite humano de um banco de leite, e 2º) os substitutos", finaliza a ginecologista e obstetra.


Fonte: A Crítica Online