Voltar

Escolhas saudáveis podem ajudar no controle dos níveis de colesterol

Escolhas saudáveis podem ajudar no controle dos níveis de colesterol

Em 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Escolhas saudáveis podem ajudar no controle dos níveis de colesterol

Em 8 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol

4 Agosto 2021

Comemorado em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta importante sobre os riscos que o descontrole dos diferentes tipos de colesterol traz à saúde. 

O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos de colesterol, sendo dois deles considerados ‘ruins’, que são o LDL e os triglicérides, e também o HDL, considerado o colesterol ‘bom’. Manter o equilíbrio entre eles é fundamental para evitar doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto, consideradas a primeira causa de mortalidade no Brasil. 

“Na maioria das vezes as alterações do colesterol são assintomáticas até que ocorra um AVC ou infarto, causados pela formação de uma placa de gordura nas artérias. Um pequeno grupo de casos de pacientes tem a formas hereditárias e genéticas, onde observamos a formação de um halo esbranquiçado corneando na córnea, formação de bolas de gordura nas pálpebras inferiores e também de coleções de gorduras nas superfícies extensoras nos joelhos e cotovelos, mas esses casos são excepcionais”, explica o cardiologista e cooperado da Unimed Campo Grande, Dr. Gabriel Doreto. 

 

Doreto destaca que o LDL é o que mais preocupa do ponto de vista cardiovascular. “Isso porque o LDL tem 80% da sua produção realizada pelo próprio fígado. Os 20% restantes estão relacionados aos hábitos de vida. Já os níveis de triglicérides têm uma participação maior nos hábitos de vida de cada indivíduo, principalmente em relação ao consumo de carboidratos, bebidas alcoólicas e à falta de atividade física, o que aumenta de sobremaneira os níveis, e isso faz com que esse tipo de colesterol responda muito melhor que o LDL às mudanças do hábito de vida”, detalha. 

O especialista alerta que como na maioria das vezes o colesterol ruim age como um inimigo silencioso, mas que pode ser controlado, a orientação é que os pacientes façam a dosagem dos níveis com frequência. “O controle deve ser iniciado a partir dos 10 anos de idade para a população em geral. E para aqueles pacientes que têm história de aumento genético em seus familiares, essa dosagem deve ser realizada a partir dos dois anos de idade”, pontua Dr. Gabriel. 

 

Fazer escolhas saudáveis no dia a dia contribui significativamente com a nossa saúde e, como consequência, nos garante mais bem-estar e qualidade de vida. Os mesmos hábitos ajudam a controlar os níveis de colesterol. Portanto, vale anotar as dicas e colocá-las em prática. 

“Orientamos uma dieta saudável, rica em frutas, leguminosas, diminuição de carnes gordas, ingesta preferencialmente de leites desnatados, queijos mais claros e peixes pelo menos duas vezes na semana. Além disso, a prática de atividade física regular é muito importante. Comece fazendo 30 minutos de caminhada por dia e vá aumentando progressivamente. O importante é começar. Todos esses hábitos ajudarão na diminuição dos níveis dos colesteróis ruins e no aumento do colesterol bom e assim temos também a diminuição de eventos drásticos como o infarto e o AVC”, conclui o especialista.

Fonte: Comunicação Unimed Campo Grande