Voltar

DEFESA PROFISSIONAL

DEFESA PROFISSIONAL

Paranaense concorre à presidência da Associação Médica Brasileira

DEFESA PROFISSIONAL

Paranaense concorre à presidência da Associação Médica Brasileira

Paranaense concorre à presidência da Associação Médica Brasileira 
 
A Unimed Mercosul apresenta aos colegas médicos do Polo Sul do Brasil o candidato à presidência da AMB – Associação Médica Brasileira, Jurandir Marcondes Ribas Filho, paranaense e com grande atuação em defesa da classe médica.
 
Sempre muito ativo em movimentos associativos que englobam a carreira médica, há pelo menos 25 anos o médico Jurandir Marcondes Ribas Filho iniciou suas atividades frente às entidades médicas. Ele, que é professor, possui mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica e pós-doutorado pelo Instituto de Saúde da Catalunha, em Barcelona, também é médico cooperado da Unimed há 35 anos. Desta vez, no entanto, ele tem um objetivo ainda maior dentro do associativismo: a presidência da Associação Médica Brasileira (AMB). 
 
Jurandir Marcondes Ribas Filho passou pela presidência da Associação Médica do Paraná (AMP) e pela vice-presidência da AMB. Também foi presidente do capítulo do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e foi mestre do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Capítulo Paraná. Foi diretor acadêmico e diretor de proteção ao paciente da AMB, membro da Comissão do Ato Médico AMB/CFM e da Comissão Assuntos Políticos AMB/CFM.
 
Ele participa há mais de 10 anos da Comissão em Defesa do Ato Médico e da Comissão de Assuntos Políticos AMB/CFM, e atualmente é vice-presidente da Região Centro-Sul da AMB e integra o Conselho Editorial da revista da AMP e dos Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva.
 
Entre o que Ribas Filho propõe em seus compromissos para a gestão 2017-2020, estão: transparência e novos projetos, formação, saúde pública, defesa profissional e cidadania (consultar box). “Com o objetivo de combater as recentes crises que vivemos e as imensas dificuldades que antevemos, nas quais, com a força da união dos médicos brasileiros, podemos desempenhar uma gestão agregadora que, por certo, nos trará a certeza do bom êxito”, assegura.
 
Atualmente, a Associação é constituída por 19 membros, entre diretoria-executiva e diretorias-regionais, com representantes das cinco regiões brasileiras, e mais sete cargos das demais diretorias. Caso Ribas Filho seja eleito, ele poderá ser um dos poucos paranaenses que se tornaram presidente da AMB.
 
Compromissos pautados em uma AMB para os médicos
 
TRANSPARÊNCIA E NOVOS PROJETOS
*Manter a gestão sempre aberta à participação efetiva das federadas, sociedades de especialidades e de todos os médicos associados.
*Criar novos canais de interação entre a diretoria da AMB, suas federadas, sociedades de especialidades médicas.
*Promover o 2º Congresso Nacional dos Estudantes de Medicina AMB/CFM.
 
FORMAÇÃO
*Defender a boa prática e a excelência da medicina, assim como a imagem do médico, exigindo qualificação no processo de formação, com ênfase no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).
*Criar estratégias de combate à criação indiscriminada de novas escolas médicas.
*Atuar em conjunto com as especialidades médicas pela valorização da Residência Médica e do título de Especialista.
 
SAÚDE PÚBLICA
*Organizar um amplo movimento, com o apoio de todas as entidades médicas, pela imediata revisão da tabela do SUS.
*Trabalhar pela implantação de uma carreira de Estado (PEC 140/2015) sob a responsabilidade da União para os médicos da rede pública (SUS).
*Revisão total do Programa Mais Médicos, estruturando-o unicamente com a contratação de médicos brasileiros via carreira de estado.
 
DEFESA PROFISSIONAL
*Fortalecer as ações de defesa profissional em todas as frentes, buscando melhorar a remuneração dos médicos brasileiros nos sistemas suplementar e público de saúde.
*Revisar a CBHPM com efetiva valorização dos profissionais de saúde. 
 
CIDADANIA
*Atuar firmemente em defesa de uma saúde de qualidade aos cidadãos brasileiros, cobrando das autoridades em todos os níveis brevidade na resolução de problemas como falta de acesso, de leitos, de medicamentos, entre outros.
Conheça os compromissos na íntegra: www.ambparaosmedicos.com.br/compromissos
 

Assessoria de Comunicação