Voltar

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

BOAS NOVAS DAS FEDERAÇÕES DO POLO MERCOSUL

 

 

UNIMED RIO GRANDE DO SUL

 
Festa dos 45 anos da Federação é marcada pela emoção
 
A festa de 45 anos da Fundação Unimed RS certamente já está registrada na história da Cooperativa. Realizada no dia 24 de junho, na Casa NTX, na Capital Gaúcha contou com a presença de mais de 500 pessoas, tendo como pano de fundo o uso da “hastag #juntos”, mostrando mais uma vez porque a Unimed Gaúcha se destaca no contexto unimediano nacional, abraçando a mais de 1,8 milhão de beneficiários e quase 15 mil médicos cooperados, atendendo a 100% do território gaúcho, por meio de suas 26 Singulares.
 
Segundo o anfitrião do evento, Nilson Luiz May (2º-vice-presidente da Unimed Mercosul), a construção da Federação - desde o início - foi e segue sendo coletiva. "Juntos avançamos, juntos seguiremos”, afirmou o presidente, que fez questão de destacar o pioneirismo da Unimed no RS, com a primeira cooperativa médica fundada em 1972, na cidade de Caxias do Sul, graças a um grupo de médicos que decidiu pôr fim à exploração e mercantilização da medicina. May, no entanto, não se limitou a olhar para o passado, mas ainda anunciou a importante tarefa de vislumbrar os desafios do futuro e também agradeceu individualmente às lideranças presentes, como os dirigentes das Singulares, da Central de Serviços-RS, da Uniair Serviços Aéreos, da Unicoopmed ou do Instituto Unimed/RS. “A Unimed RS é uma Cooperativa com foco na gestão e inovação, marcada pela relação sadia entre seus cooperados e a comunidade. Marcada pela amizade e pelo respeito”.
 
 
Nilson Luiz May: “juntos avançamos, juntos seguiremos”
Foto: Fernando Augusto
 
 
UNIMED SANTA CATARINA 
 
Realizado primeiro encontro da Comissão para Integração da Unimed SC e Entidades Médicas
 
Joinville foi sede do primeiro debate da Comissão de Integração Unimed SC e Entidades Médicas, no último dia 3 de agosto, que teve como tema central “Médico com comportamento fora da curva da Especialidade”, tendo em vista o interesse comum no assunto por todas as representações médicas no estado e no país. A definição do debate também teve como razão os graves riscos que os excessos injustificáveis, o desperdício ou uso inadequado da tecnologia podem representar na assistência à saúde, sem o benefício direto ao paciente.
 
O encontro resultou num amplo debate e a apresentação de propostas de ações que envolvem, entre outras, maior capacidade de apuração e do diagnóstico das irregularidades, educação ao cliente para a utilização consciente dos planos de saúde, a busca de adequações ao Código de Ética Médica (atualmente em estudo pelo Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina) e a integração das Sociedades de Especialidades nas discussões da Comissão.
 
O encontro teve a participação do presidente da Unimed SC, 1º vice-presidente da Unimed Mercosul e vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto, e do diretor de Gestão Operacional da Unimed SC, André Vieira, além de dirigentes das Singulares. Também estiveram presentes representantes da Associação Catarinense de Medicina, do Conselho Regional de Medicina e do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina. 
 
A Comissão tem a meta de integrar e aproximar as entidades da categoria à Cooperativa Médica, discutindo e avaliando soluções para vencer os desafios das atividades da medicina no estado, assim como a defesa dos cerca de 5 mil médicos que são cooperados às 22 Unimeds em solo catarinense, que atendem a mais de 1 milhão de clientes. O grupo de trabalho é o fruto maior do 1º Seminário da Unimed SC e Entidades Médicas, ocorrido no dia 20 de abril, no Costão do Santinho, em Florianópolis, durante o 15º SUESC – Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina. 
 
 
Debate reuniu o diretor da Unimed, André Marques Vieira; o diretor Científico da ACM, Ademar Paes Junior; o presidente da Unimed SC e vice-presidente da Unimed do Brasil, Alberto Gugelmin Neto; o tesoureiro do SIMESC, Gilberto da Veiga; o secretário do CREMESC, Juliano Pereima de Oliveira Pinto, e o diretor do SIMESC, Fabrízio Liberato
 
 
UNIMED PARANÁ 
 
Paraná realiza Fórum Jurídico 
 
Dirigentes, advogados, assessores e consultores jurídicos, contadores e analistas da área fiscal das cooperativas do ramo saúde do Paraná e de outros estados reuniram-se, no último dia 11 de agosto, na sede da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) no Fórum Jurídico – Simpósio de Tributação das Cooperativas de Saúde. Durante o encontro discutiram a onerosidade quanto à problemática da falta de isonomia nas relações jurídico-tributárias das cooperativas médicas e odontológicas, em observância ao adequado tratamento tributário do ato cooperativo. 
 
Os presentes foram recepcionados, na abertura, por José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar, e por Paulo Roberto Faria, presidente das Unimeds Paraná e Mercosul, diretor representante do ramo saúde da Ocepar e presidente do Sincoopar Saúde, pela gerente jurídica do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Ana Paula Rodrigues, e a assessora jurídica da Ocepar, Micheli Mayumi Iwasaki, além do coordenador científico do evento, o advogado Fábio Artigas Grillo. 
 
Foram realizados cinco painéis que discutiram os principais pontos do Simpósio: 
 
*Cooperativas e lei tributária: o Direito Privado como sentinela da Segurança Jurídica e a utilização da Eireli nas cooperativas de saúde.
*ISS das Cooperativas de Saúde e as limitações impostas aos Municípios pela Lei Complementar nº 157/2016 e ISS das Cooperativas de Saúde e a posição da Unimed do Brasil acerca da Lei Complementar nº 157/2016.
*Taxa de Ressarcimento ao SUS: viabilidade do RE nº 597064 perante o STF  e Questões polêmicas da jurisprudência cooperativista no CARF.
*PIS E COFINS das Cooperativas de Saúde e Base de Cálculo e majoração de ICMS em medicamentos e impactos. 
*Do que trata o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo e aspecto territorial do ISS das operadoras de planos de saúde e a Lei Complementar nº 157/2016. 
 
Segundo Paulo Faria, a programação do Fórum Jurídico contemplou assuntos atuais e que afligem as cooperativas do ramo saúde. “O evento também abordou temas de vanguarda entre profissionais de várias cooperativas, inclusive de outros estados, além de contar com a presença de palestrantes que são especialistas reconhecidos em questões jurídico-tributárias”. 
 
 
O Fórum Jurídico – Simpósio de Tributação das Cooperativas de Saúde ocorreu no dia 11 de agosto, na sede da Ocepar, em Curitiba
 
 

Assessoria de Comunicação