Voltar

Convençã Nacional - Presidente da Unimed Mercosul coordena mesa sobre “Mundo sem Fronteiras”

Convençã Nacional - Presidente da Unimed Mercosul coordena mesa sobre “Mundo sem Fronteiras”

Convençã Nacional - Presidente da Unimed Mercosul coordena mesa sobre “Mundo sem Fronteiras”

30 Dezembro 2015

Durante a 45ª Convenção Nacional Unimed, o presidente da Unimed Mercosul e da Federação Unimed Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto foi convidado a presidir a mesa “Mundo sem Fronteiras”. O debate teve como palestrante a pediatra Mônica Guarnieri, integrante da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), que ajuda países com problemas de acesso à saúde e com índices elevados de pobreza em todo o mundo. A apresentação relatou parte dos seis anos de trabalhos humanitários desenvolvidos no Guiné, Moçambique e Niger, no Continente Africano. Grande parte da população desses países não tem água encanada nem luz elétrica, registrando os mais altos índices de desnutrição infantil severa, que chega a atingir 70% das crianças, e um percentual de 30% de menores com HIV positivo.

Diante do cenário descrito pela pediatra e dos desafios que muitas nações ainda enfrentam, o presidente da Unimed Mercosul destacou a importância da contribuição para que organizações como a do Médicos sem Fronteiras continuem com o trabalho humanitário. “No momento em que o mundo assiste uma ampla crise migratória, quando milhares de pessoas fogem da pobreza e da guerra, é essencial divulgar cada vez mais a atuação maravilhosa e voluntária de muitos colegas da medicina. Muito mais do que admirar, é preciso ajudar a fortalecer e ampliar as atividades. É preciso colaborar para fazer a diferença”.  

 

A mesa teve como palestrante a pediatra Mônica Guarnieri, integrante da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), com a presidência de Alberto Gugelmin Neto, presidente da Unimed Mercosul e da Federação Unimed Santa Catarina, e a moderação de Mauro Muiños de Andrade, presidente da Federação Unimed Bahia


Assessoria de Imprenssa