Voltar

Credibilidade e eficiência operacional são garantia contra a inadimplência

Credibilidade e eficiência operacional são garantia contra a inadimplência

Credibilidade e eficiência operacional são garantia contra a inadimplência

22 Setembro 2014
Fundador da Unimed Mercosul, o presidente da Federação Unimed do Rio Grande do Sul (Unimed/RS), Nilson Luiz May, considera a trajetória de duas décadas desta organização-modelo muito importante para a própria memória histórica do Sistema Unimed Nacional.

Ele observa que a evolução da entidade “serve para evidenciar que as mudanças de trajeto, por mais inesperadas que sejam, também podem encaminhar novos e bem sucedidos rumos”.

Recorda que a instituição foi criada 1994, quando a afluência turística nos países do Mercado Comum do Sul era bastante intensa e lucrativa, especialmente entre os viajantes de Brasil, Uruguai e Argentina. E foi projetada, então, para atender usuários de planos de saúde destes países, principalmente os ‘hermanos’ em trânsito pelo território brasileiro, emblematizada por uma espécie de carteira comum bilíngue.

Por causa dos trâmites burocráticos, que incluíam elevados tributos nas relações negociais e de serviços entre os países vizinhos, na contramão do objetivo de livre comércio do recém-criado bloco Mercosul, o sonhado “passaporte” da Unimed internacional foi deixado de lado.

- Mas a nossa integração regional entre as Federações e Singulares do Sul do Brasil deu muito certo”, comemora May. No lugar da parceria com os habitantes além das fronteiras, a já consolidada Unimed Mercosul voltou-se para o mercado interno, formando uma sólida confederação dos três Estados do Sul, promovendo iniciativas de intercâmbio com o resto do Brasil.

REPRESENTATIVIDADE NO CONTEXTO NACIONAL
Segundo May, “é primordial hoje a função da Câmara de Compensação para atendimento dos clientes nos diversos Estados, mantendo a credibilidade e a agilidade da rede de intercâmbio nacional”.

- A Mercosul paga a Unimed de origem sem que a outra prestadora saiba se foi pago o atendimento ou não. É a garantia do atendimento e do pagamento. Por isso a inadimplência é zero", exulta ele.


May salienta, como essencial para o êxito da entidade, “a harmonia política na convivência dos dirigentes dos três Estados do Sul, que presidem em rodízio a instituição, alterando o comando a cada três anos”.
Tamanha integração tem também o poder de fortalecer a representação regional junto ao Sistema Nacional, com o peso de 26% no universo votante.

Com estes pilares fundamentais, ele acredita que futuramente a Mercosul vai aprimorar o caminho operacional do intercâmbio nacional e também avançar nas ações do comitê de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), para corrigir os preços exagerados e o questionamento da qualidade do material.

Do ponto de vista político, May salienta que com a representatividade de um quarto do sistema, a confederação deve ocupar, cada vez mais, as funções políticas nacionais compatíveis.

UMA PONTE UNINDO O SISTEMA
O primeiro superintendente da Unimed Mercosul, Arnaldo Mallmann, não se surpreende com a importante dimensão institucional que a entidade adquiriu, depois de contemplar o objetivo inicial de encontrar soluções administrativas e operacionais para corrigir as dificuldades de intercâmbio entre as cooperativas médicas e os usuários dos Estados do Sul.

- Ao longo de sua trajetória, ela saiu da posição periférica iniciante para vencer as opiniões críticas e funcionar como ponto de equilíbrio em um momento delicado do Sistema, fazendo a ponte operacional com a extinta Aliança", sublinha Mallmann, um dos idealizadores e fundadores, em setembro de 1994, quando era diretor administrativo da Unimed/RS. “No mesmo ritmo deste robustecimento operacional, cresceu sua importância institucional”, assinala.

Mallmann garante que o primeiro propósito que deu motivação à dupla pioneira foi acertar as contas das cooperativas do sul do Brasil, emperradas pelas dificuldades de autorização de usuários em trânsito pelo país, que esbarravam em prazos diferentes e inflação galopante. "Primeiro pensamos em constituir o intercâmbio confederativo em que se negociaria com as federações de origem. Em seguidas, amadurecemos a ideia de centralizar este intercâmbio em um novo organismo, uma confederação regional com sua câmara de compensação, fazendo o encontro de contas direto com as Singulares”, conta, satisfeito em ver o estágio atual da Unimed Mercosul. Um benefício indireto da Mercosul, conforme relata, foi ter estimulado o surgimento de novas cooperativas singulares.

Mallmann faz questão, imprimindo um toque sentimental neste momento de comemoração, de mencionar a participação de dirigentes e profissionais, com destaque para o ex-superintendente Defendente Debiasi, e colaboradores como Mauro Nunes, Marcelo, Alessandra, Vanilda e Clara, com os quais dividia uma pequena sala nos primórdios da entidade, no centro de Florianópolis, de onde viablizou-se um modelo de gestão novo e exemplar, de abrangência nacional. "São todos protagonistas imprescindíveis dessa história"

Por Silvio Peter e André Pereira


  





Assessoria de Comunicação