Voltar

Negociações dos Comitês e Câmaras da Mercosul conquistam economia para o Sistema Unimed

Negociações dos Comitês e Câmaras da Mercosul conquistam economia para o Sistema Unimed

Negociações dos Comitês e Câmaras da Mercosul conquistam economia para o Sistema Unimed

24 Setembro 2015

A meta central da Unimed Mercosul é a de integração política e operacional das Unimeds do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Nesse sentido, a defesa e a busca pelo fortalecimento das Federações e Singulares do Sul do País são essenciais, o que se faz também pela criação de mecanismos para o controle e redução de custos, contribuindo para a sustentabilidade do negócio. Na atualidade, a luta maior é para vencer as dificuldades advindas do crescente custo assistencial, preservando, ao mesmo tempo, os pilares da Unimed: a valorização do cooperado (ampliação do mercado de trabalho e justa remuneração), o atendimento de qualidade aos clientes e a proteção do patrimônio da Cooperativa.

Para alcançar seus objetivos, a Unimed Mercosul atua através do Comitê  Técnico de Materiais (CTM), Comitê Técnico de Medicamentos de Alto Custo (CTMA), Câmara de Compensação, Câmara Técnica de Conciliação, Núcleo de Apoio e Comitês de Integração. Essas estruturas profissionalizadas e atentas aos movimentos do mercado vêm conquistando destacadas vitórias para a Cooperativa no Sul do Brasil, o que acaba repercutindo na rede do Sistema Unimed como um todo.

De acordo com Alberto Gugelmin Neto, presidente da Mercosul, o modelo anterior de negociação, focado apenas no preço, não tem mais espaço no mercado atual. “Para firmar efetivas parcerias, hoje é necessário ouvir a indústria, conhecer seus anseios e necessidades para construir uma nova forma de negociação, que atenda os dois lados. É exatamente isso que a Unimed Mercosul está fazendo com a negociação junto aos fabricantes de stents. E assim será com os novos produtos negociados, que seguirão a mesma metodologia”. O dirigente destaca ainda a importância da integração das lideranças da Cooperativa nesse novo processo. “É preciso mobilizar as forças políticas para conscientizar os presidentes das Singulares a não realizarem negociações individuais, pois isto enfraquece o grupo e nosso poder de alcançar as respostas necessárias. Mais uma vez, é indispensável aplicar a máxima de que sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

Berço das negociações com fornecedores de órteses, próteses, materiais especiais e medicamentos de alto custo, a Mercosul serve de modelo para diversas ações de sucesso no controle de custos da Cooperativa no país. Através das ações realizadas pela Confederação de Federações das Cooperativas Unimed da Região Sul do Brasil, os públicos da Cooperativa são beneficiados, seja direta ou indiretamente, na medida em que suas conquistas refletem no fortalecimento da Unimed em todas as suas faces.

 

Benefícios às Federações das Unimeds no Sul do Brasil

A Unimed Mercosul foi criada com a meta de padronizar procedimentos e ampliar a capacidade de vencer os desafios das Federações dos Estados do Sul do Brasil, missão que vem cumprindo com importantes e destacadas conquistas.  

Benefícios às Singulares Unimeds

A Unimed Mercosul possibilita o aprimoramento das atividades das Singulares, na medida em que fortalece as Federações Estaduais e as torna cada vez mais capazes de oferecer as respostas que as peculiaridades de suas áreas de atuação precisam.

 Benefícios aos Médicos Cooperados

A Unimed Mercosul é aliada de todos os cooperados do Sistema Unimed, na medida em que oportuniza negociações e controle de custos que possibilita a valorização dos honorários e das atividades dos médicos ligados ao quadro social da Cooperativa

 


Assessoria de Imprenssa