Voltar

Previdência: cooperados prejudicados por inconsistências

Previdência: cooperados prejudicados por inconsistências

Previdência: cooperados prejudicados por inconsistências

20 Julho 2015

A possibilidade de inconsistência nos valores lançados pela Previdência Social acendeu o alerta na Unimed Mercosul. Durante o 23º Suespar, em Foz do Iguaçu (PR), o 2º vice-presidente da Mercosul, Paulo Roberto Fernandes Faria, informou que o pagamento incorreto de benefícios por afastamento de alguns médicos cooperados pode causar a diminuição de até 50% da quantia paga.

Preocupada com os reflexos oriundos do erro operacional da Previdência Social em detrimento do médico cooperado, a Federação do Paraná já enviou três comunicados às suas Singulares orientando sobre as ações necessárias para a correção dos valores lançados de forma equivocada.

As divergências de valores apuradas entre a informação da Singular na GFIP (Guia FGTS) e os valores lançados pela Previdência Social no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ocorrem quando existem retenções na folha de produção do cooperado sobre atendimentos efetuados a usuários de planos empresariais (11% - Código 17) e a retenção sobre atendimento a usuários familiares (20% - código 24). Nessas condições, o sistema de gestão da Previdência Social não reconhece a soma dos dois códigos, ignorando o teto máximo da contribuição previdenciária retida e recolhida.

 

 


Assessoria de Imprensa