Voltar

Unimed Paraná há 35 anos fazendo história

Unimed Paraná há 35 anos fazendo história

O aprimoramento de assessorias e consultorias às suas Singulares constitui um dos projetos-base da Federação

Unimed Paraná há 35 anos fazendo história

O aprimoramento de assessorias e consultorias às suas Singulares constitui um dos projetos-base da Federação

22 Setembro 2014
A Unimed Paraná foi fundada dia 18 de agosto de 1979, por quatro Unimeds (Londrina, Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa) que se uniram com o intuito de criar uma entidade que representasse todas as Singulares do estado.

O primeiro presidente da Unimed Paraná foi Dr. Manoel Stenghel Cavalcanti. Ele imprimiu um conceito inicial, muito importante, que deu à Federação o papel de representante das Singulares. Nesse início, o trabalho dos pioneiros foi fundamental para a união de médicos e a criação e a ampliação de Singulares em todo o estado. A primeira sede da Unimed Paraná foi em um espaço cedido pela Unimed Curitiba, no espaço daquela Singular, localizada, à época, próxima ao centro histórico da capital.

A segunda fase da Federação teve como presidente Dr. Walter Marsola. Nesse período, iniciam-se várias mudanças internas, voltadas a mais profissionalização, que culminariam em um sistema federativo mais forte e atuante. Com a morte do Dr. Marsola, Dr. Luís Carlos Palmquist assume interinamente os dois anos que faltava da gestão e é eleito presidente para o período 1998-02 e 2002-06. Sua gestão é marcada pela Lei que regulamenta os Planos de Saúde e pela criação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o que implicou uma mudança de cenário impactante, ao qual a Unimed teve que se adaptar, consolidando seu trabalho. A quarta fase da Unimed Paraná contou com a presidência do Dr. Orestes Barrozo Medeiros Pullin e mostra uma Federação madura. Buscou-se novas e eficazes formas de gestão sempre respeitando a cultura cooperativista e unimediana.

Com o crescimento da Federação e o fortalecimento do Sistema no estado, em 2006, a Unimed Paraná adquiriu sua sede própria. Seu papel e o seu trabalho vêm, cada vez mais, adquirindo novos contornos, caracterizados pelo aperfeiçoamento dos mecanismos de qualidade e eficiência, estabelecendo uma padronização e integrando o Sistema em âmbito estadual, o qual foi se tornando referência nacional.

No decorrer de seus 35 anos, a missão da Unimed Paraná tem sido “coordenar, representar, prestar serviços e promover a integração do Sistema Unimed do Paraná, para manter a liderança e ser referência no segmento de saúde suplementar”. Atualmente, o Sistema das Unimeds do Paraná* é composto por 22 Singulares, 9.437 cooperados, 1.461.689 beneficiários, 294 hospitais, 1.345 Clínicas e Serviços Auxiliares, 507 Laboratórios.

A quinta fase, iniciada agora, tem o comando do presidente Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria. “Temos desafios de toda ordem: tecnológica, assistencial, mercadológica, interinstitucional, regulatória, entre outros. Nosso papel é responder a todos esses desafios, entretanto, a Federação tem entre seus principais projetos aprimorar suas assessorias e consultorias às Singulares, compartilhando conhecimentos e processos. Além disso, pretendemos ampliar nossos esforços juntos às Singulares nas relações com seus cooperados”, destaca Dr. Paulo Faria.

Além do Dr. Paulo Roberto Fernandes Faria (presidente), o Conselho de Administração da gestão 2014-2018 é composta pelos médicos, Dr. Faustino Garcia Alferez (vice-presidente), Dr. Luís Francisco Costa (diretor-superintendente), Dr. Sergio O. Ioshii (diretor de Mercado), Dr. William Procópio dos Santos (diretor de Projetos), Dr. Mário Percegona (conselheiro região 1), Dr. Wiliam Romão de Oliveira (conselheiro região 2), Dr. João Paulo Bounassar (conselheiro região 3), Dr. Adilson Cleto Bier (conselheiro região 4).


Linha do tempo
• Fundação - 18 de agosto de 1979
CRIAÇÃO E CRESCIMENTO
• Primeira gestão – 1979- 1982- presidente Manoel Cavalcanti -
• Segunda gestão – 1982-1986- presidente Manoel Cavalcanti -
• Terceira gestão – 1986-1990- presidente Manoel Cavalcanti -
RENOVAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EMPRESARIAL
• Quarta gestão – 1990-1994 – presidente Walter Marsola
1992 - Primeira edição do Suespar (Simpósio das Unimeds do Estado do Paraná), em Ponta Grossa
• Quinta gestão – 1994 -1996 - presidente Walter Marsola
1994- fundada a Unimed Mercosul – uma iniciativa das Federações Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
• Sexta gestão (interina) – 1996- 1998 – presidente Luís Carlos Palmquist
CONSOLIDAÇÃO INSTITUCIONAL
• Sétima gestão– 1998 -2002 - presidente Luís Carlos Palmquist
• Oitava gestão – 2002- 2006 –presidente Luís Carlos Palmquist
Sede própria da Unimed-PR - inaugurada em 17 de fevereiro de 2006, na Rua: Antonio Camilo, Curitiba-PR
MATURIDADE E VISÃO FUTURA
• Nona gestão – 2006- 2010 – presidente Orestes Barrozo Medeiros Pullin
• Décima gestão – 2010- 2014 - presidente Orestes Barrozo Medeiros Pullin
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
• Décima primeira gestão (atual) – 2014-2018 – presidente Paulo Roberto Fernandes Faria

Dados de dezembro de 2013.


 

“A Unimed Mercosul proporciona um ambiente de elevada discussão a respeito dos grandes temas e desafios dos estados do Sul, incentiva a busca por soluções integradas às questões regionais e cria condições para um adequado clima de intercooperação entre as suas Federações e Singulares. Ela surgiu com o objetivo de ser um polo integrador do Sistema Unimed no Sul, colaborando para fortalecer a marca nessa região do país e oferecendo soluções mercadológicas e melhorias de processos que possam ser estendidas a suas filiadas e também para todo o Sistema. Nesses 20 anos de história, a Cooperativa mostrou a que veio. Tornou-se referência com sua Câmara de Compensação e também com seu Comitê Técnico de Materiais, entre outras ações que tem desenvolvido. Parabéns à Unimed Mercosul e a todos os dirigentes e colaboradores que no decorrer desse tempo contribuíram para o seu desenvolvimento”.

Paulo Roberto Fernandes Faria – presidente da Unimed Paraná

Assessoria de Comunicação