Unimed Mercosul: Uma Confederação Regional a serviço do Sistema Nacional Unimed

Unimed Mercosul: Uma Confederação Regional a serviço do Sistema Nacional Unimed

15 Maio 2009
Em 4 de setembro de 1994 foi criada a Confederação de Federações de Cooperativas Unimed do Sul do Brasil, a Unimed Mercosul. O Sistema Unimed dava mais um importante passo no seu crescimento e conquistava mais uma aliada indispensável na defesa de suas premissas numa das regiões de maior disseminação do Cooperativismo Médico no país.

HISTÓRIA - A Unimed no Sul do país iniciou a década de 90 com uma necessidade específica: o aperfeiçoamento nas relações de intercâmbio de serviços entre suas Singulares. Desta forma surgiu a proposta de ser implantada uma Cooperativa Central na região, para descentralização de atividades realizadas pelas Federações do Sistema, conforme preconizado pelo Fórum Unimed. Assim nasceu a Unimed Mercosul – Confederação de Federações de Cooperativas Unimed da Região Sul do Brasil, tendo com filiadas as Federações Unimed do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

OBJETIVOS - Seu Estatuto Social é quem define: a Unimed Mercosul é uma sociedade cooperativa, com forma confederativa, de âmbito regional, natureza civil e sem escopo lucrativo, tendo como finalidades a integração, a coordenação e a orientação de suas confederadas, no intuito de organizar e facilitar, em escala maior, a utilização recíproca dos serviços econômicos e assistenciais de interesse das mesmas.

PARCERIAS - Tem formalizados Acordos Operacionais de Intercâmbio com outras Unimeds de várias regiões do país, para a compensação de faturas de contas médicas, descentralizando atividades feitas por suas Federações filiadas. Os acordos atuais são mantidos com a Federação do Mato Grosso, a Federação das Unimeds do Norte/ Nordeste, a Federação das Unimeds do Espírito Santo, a Federação das Unimeds de Minas Gerais, bem como a Unimed Paulistana, Unimed Rio de Janeiro, Unimed Vitória, Unimed Goiânia, Unimed do Brasil e a Central Nacional Unimed. Hoje, a Confederação presta serviços de Câmara de Compensação de procedimentos médicos para um total de 76 Unimeds.

COOPERATIVA MODELO - Por sua estrutura enxuta e profissionalizada, a Unimed Mercosul é considerada uma Cooperativa modelo no Sistema. Sediada na Avenida Rio Branco, nº 825, em Florianópolis (SC), é uma instituição consolidada. Possui uma considerável importância política junto ao Sistema, com representantes no Conselho Confederativo da Unimed do Brasil, na Confederação Nacional das Cooperativas Médicas, na Comissão de Defesa da Marca Unimed, na Comissão Institucional Unimed – CIU, no Comitê Jurídico Nacional, na Câmara Técnica Nacional de Oncologia e na Fundação Unimed. Também é sócia da Unimed Tecnologia – UNINTEL, do Portal Unimed Ltda e da Unimed Seguradora, além de possuir um Comitê Jurídico Contábil, uma Câmara Técnica de Oncologia e uma Câmara
Técnica de Mediação, visando a padronização de serviços das cooperativas médicas do Sul do país.

Silvio Peter