Voltar

'Sou Fera Unimed' inicia nova turma em preparação para a universidade

'Sou Fera Unimed' inicia nova turma em preparação para a universidade

'Sou Fera Unimed' inicia nova turma em preparação para a universidade

O projeto Sou Fera Unimed já ultrapassou uma década de existência e neste período levou para a universidade dezenas de estudantes de escolas públicas. Com apoio da Unimed Metropolitana do Agreste em parceria com o Fismat Cursos, jovens moradores de cidades da região recebem bolsas de estudos para se prepararem, durante todo este ano, para entrarem na faculdade com aulas no curso preparatório, atendimento médico e psicológico. E em sua 11ª edição, a ação de responsabilidade social da cooperativa inicia mais uma turma com a seleção de 10 alunos.

Todos os beneficiados passaram por processo de seleção no Fismat Curso, que contou com entrevista e prova de redação. Um dos requisitos fundamentais é ser estudante de escola pública. Aprovados nesta primeira etapa em busca de uma vaga na universidade, a turma de jovens teve seu primeiro encontro de apresentação na sede da Metropolitana do Agreste com a presença dos pais, representantes do curso preparatório e da cooperativa.

Na ocasião, todos puderam se manifestar e também tomarem conhecimento dos desafios que os esperam, assim como os benefícios que passam a contar com a entrada no Sou Fera Unimed.

"Quando a gente se esforça para nosso filho estudar, acho que é uma obrigação dele de dar esse retorno. Todo mundo sabe como é difícil manter um filho na escola, seja na pública ou na particular. O mínimo que nossos filhos podem nos dar é se empenharem bastante. Porque não é para a gente é para eles. Chega um momento na vida que o nosso ciclo se encerra e dali para a frente passa a ser deles. Então, todo nosso esforço de vida, nosso maior orgulho, é ver que nosso filho venceu", declarou Elenilda Rodrigues, mãe da estudante Luana Rodrigues e que já teve outra filha beneficiada por projeto social com apoio de médicos cooperados.

Já o diretor do Fismat Curso, Milton Carlos, destacou na ocasião do encontro que, além da bolsa concedida aos estudantes, o projeto oferece toda uma condição para os alunos chegarem à faculdade. Ele ressaltou, entretanto, a importância do apoio dos pais ao aprendizado e dedicação dos filhos aos estudos.

"Hoje foi um dia realmente emocionante. Cada dia que a gente participa de uma reunião desse projeto social que realizamos juntos com a Unimed, deixa-nos agraciados com uma energia boa. Nós sabemos que vamos começar por mais um ano esse projeto para a realização de grandes sonhos. O Sou Fera Unimed faz uma grande diferença na vida desses jovens e de suas famílias e para a gente também", comemorou Milton Carlos.

"Eu tenho sonho de ser juíza e não vou realizá-lo mexendo no celular o dia todo. Eu tenho pé no chão e sei que tenho que estudar. E como sei que hoje estou aqui, sei que outras pessoas tiveram antes de mim e outras virão depois. É um projeto muito bonito. Com a ajuda da Unimed e do Fismat eu vou entrar para o curso que sempre sonhei. Eu quero muito agradecer do fundo do meu coração", emocionou-se Regina Lemos, que estava acompanhada pela mãe, Aparecida Lourenço. A estudante pretende entrar para a faculdade de direito.

O projeto Sou Fera Unimed faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade executadas anualmente pela Metropolitana do Agreste e que tem como coordenador o médico ginecologista e obstetra e também vice-presidente da cooperativa, Ulisses Pereira. Para ele, esta ação, além de trazer benefícios para os estudantes selecionados, contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. "Fazemos nossa parte", enfatizou.

 

 

     

      

    

 

 

 


Marcelo Amorim