Voltar

Cooperativa é premiada - Gestão de Saúde

Cooperativa é premiada - Gestão de Saúde

Cooperativa é premiada - Gestão de Saúde

Em ação que confirma o potencial e a capacidade da Unimed Metropolitana do Agreste na prestação de serviços de saúde à comunidade, a cooperativa soma ao seu currículo premiação no mais recente Congresso Nacional de Gestão em Saúde, promovido pela Unimed do Brasil, tornando-se a única do Norte e Nordeste a conquistar a distinção no evento. Quatro trabalhos enviados pelo Setor de Atenção Integral à Saúde foram selecionados na solenidade e um deles recebeu o prêmio.

Com o tema “A necessidade da associação de sistemas de informação distintos, para superar obstáculos no monitoramento dos beneficiários que realizam consultas de urgência ou internação”, o artigo enviado pela Metropolitana do Agreste conquistou a premiação como case de sucesso na área de Atenção à Saúde e na categoria Atenção Primária à Saúde (APS), sistema de atendimento inovador implantado de forma pioneira pela cooperativa, que foi uma das primeiras do Brasil e também a primeira do Norte e Nordeste a adotar a APS.

Todos os quatro artigos enviados pelo Setor de Atenção Integral à Saúde tiveram coordenação da médica alergologista e superintendente da cooperativa. Lúcia França, que esteve presente no congresso, acompanhada pela supervisora da área, nutricionista Renata Medeiros. Na ocasião, as duas comemoraram o reconhecimento ainda no evento, realizado entre os dias 19 a 21 de junho, na cidade de São Paulo. O trabalho premiado contou ainda com a participação dos colaboradores do núcleo, enfermeira Luíza Rocha e analista de sistema Rafael Souza.

“Os sistemas de informação em saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) são ferramentas importantes para obtenção de dados sobre as condições dos pacientes acompanhados. Esses dados podem ser transformados em informação, permitindo avaliar e trações ações em saúde. Como maneira de garantir a coordenação do cuidado dos pacientes da APS criamos estratégias de monitoramento dos beneficiários, que resultam em um melhor acompanhamento e atendimento de suas demandas e consequentemente da saúde de cada paciente”, pontua Lúcia França, ao fazer referência ao artigo premiado.

Na lista dos trabalhos apresentados pela cooperativa no congresso e selecionados, constam “Aplicação do questionário de perfil de saúde nas empresas contratantes do Unimed Personal como estratégia de organização de acesso”; “Comparativo das consultas de urgência e internação realizadas pelos beneficiários de uma empresa após adesão ao Plano Personal” e “Protocolo de acompanhamento de beneficiários hipertensos e diabéticos: metas preconizadas”.