Voltar

Cooperativa fornece soluções tecnológicas para médicos e beneficiários

Cooperativa fornece soluções tecnológicas para médicos e beneficiários

Cooperativa fornece soluções tecnológicas para médicos e beneficiários

4 Agosto 2020

A Unimed Metropolitana do Agreste, localizada no estado de Alagoas, mantém sua postura de vanguarda na prestação de serviços de saúde e implanta medidas de inovação tecnológica para médicos cooperados e beneficiários do Sistema Unimed. As novas ferramentas permitem uma revolução no compartilhamento de informações através da adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e do Registro Eletrônico de Saúde (RES). Essas normas envolvem ainda a Certificação Digital, que garante a origem e a segurança das informações.

Nestes últimos dias, a cooperativa realizou treinamentos e palestras com médicos e colaboradores sobre a importância e como usar as novas ferramentas. O mais recente aconteceu na noite desta segunda-feira, 3, com uma live exclusiva com o tema “A transformação digital e seu impacto no atendimento à saúde – RES”. O debate on line contou com a participação dos especialistas no tema, Rodolfo Garcia Maritano, Cloer Vescia Alves e Luís Mario Colombo. 

“É preciso que todos participem e reforcem seus conhecimentos sobre esta nova realidade tecnológica, fundamental ao desenvolvimento de nossas atividades médicas e cooperativas daqui para frente”, pontuou o médico urologista Lenildo Amorim, presidente da Unimed Metropolitana do Agreste e um dos cooperados que já adotou os procedimentos fornecidos.

Após a implantação do PEP com Certificação Digital, os médicos cooperados, a partir de seus consultórios, passam a contar com esta nova ferramenta, que permite armazenar dados sobre a saúde do paciente como por exemplo os sintomas apresentados, realização e resultados de exames, medicação aplicadas. Já com a autorização do beneficiário Unimed, as informações, sigilosas entre médico e paciente, passam a fazer parte do RES, que é um grande repositório de dados em informações de saúde do Sistema Unimed, administrado pela Unimed do Brasil. 

Todo esse compartilhamento é assegurado com Certificação Digital, medida legal e fundamental que garante segurança em todas as transações online efetuadas pelos médicos cooperados.

Do ponto de vista do paciente, ao precisar dos serviços médicos dentro do Sistema Unimed, em qualquer lugar do país, o médico que realizar o atendimento terá acesso a todo o histórico de saúde do beneficiário através da plataforma RES. Por meio desta ferramenta, o próprio usuário ainda será capaz de incluir informações sobre sua vida, tais como: atividade física, controle do peso, hábitos do dia a dia. Dessa forma, terá em seu poder, de forma centralizada, boa parte de suas informações de saúde.

Para a cooperativa, as medidas reforçam as ações de Medicina Preventiva e Atenção Primária à Saúde, permitindo se antecipar a problemas futuros que o paciente pode vir a ter, assim como promover mais cuidado e atenção para os beneficiários Unimed.

“Proporcionamos aos médicos cooperados e aos nossos beneficiários essas novas medidas de inovação tecnológica, que permitem, entre outros benefícios, a centralização das informações em uma plataforma única com dados coletados em diversos estabelecimentos da rede Unimed, o que trará mais segurança e agilidade para prática médica e todo o histórico clínico do paciente. Esperamos que todos os nossos profissionais de saúde, assim como nossos usuários, façam sua adesão sem custo algum e passem a utilizar o mais possível dessas ferramentas, já disponibilizadas pela Metropolitana do Agreste”, acrecentou Lenildo Amorim.

O presidente da Unimed Metropolitana do Agreste informou ainda que outros treinamentos e palestras devem ocorrer pelos próximos dias e reforçou a necessidade de participação de todos que integram o Sistema Unimed.

 

         

 

 

 

 


Marcelo Amorim