Voltar

Ansiedade é discutida em Workshop na Unimed Governador Valadares

Ansiedade é discutida em Workshop na Unimed Governador Valadares

Ansiedade é discutida em Workshop na Unimed Governador Valadares

13 Junho 2018

 

 

 

 

 

 

 

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.  Para proporcionar orientações adequadas para conviver de maneira saudável com esta emoção, a Unimed Governador Valadares promoveu no dia 24 de maio, o Workshop Ansiedade. Cerca de 75 pessoas prestigiaram o evento, entre estudantes, clientes e comunidade.     

Entre os palestrantes estavam as psicólogas da Casa Unimed Aline Batista e Priscila Coelho. As profissionais apresentaram os temas: "Saúde emocional, a psicoeducação no tratamento da ansiedade" e "Faça as pazes com sua ansiedade", retratando as estratégias para lidar com os gatilhos psicoemocionais geradores da mente ansiosa." 

De acordo com Aline, a ansiedade é uma reação sintomática a qualquer evento que apresente ameaça. É uma emoção orientada ao futuro que se torna uma doença quando fica irrealista e prolongada. Além disso, apresenta sintomas da ordem física, emocional e cognitiva.

Em seguida, a plateia desfrutou de um momento de relaxamento com técnicas aplicadas pela fisioterapeuta da Casa, Ludmila Barbiere. Para finalizar, o médico convidado Francis Silveira, abordou os transtornos ansiosos e a intervenção da psiquiatria, a visão médica da doença e formas de tratamento. 

Combate ao tabagismo

Outra ação apresentada durante o evento, foram os informativos distribuídos com medidas para combater o tabagismo. Panfletos, folders e banners, mostraram os diversos malefícios que o cigarro pode causar à saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Cessação do Tabagismo implantado em 2017 na Casa Unimed.