Voltar

Pós-parto

Pós-parto

Entenda o que acontece no corpo da mulher nas seis semanas após o nascimento do bebê

Pós-parto

9 Março 2010

 

As mudanças durante a gravidez e a preparação do corpo para o parto costumam despertar a curiosidade das futuras mães que desejam saber mais sobre tudo que envolve o período gestacional. No entanto, o puerpério - período que se inicia após o parto e tem duração de seis semanas – também é importante e compreende a readaptação do organismo da mulher à situação anterior à gravidez. No puerpério, o útero, o colo do útero, a vagina e o abdômen começam a voltar ao tamanho normal. Saiba mais:




¿ Antes de produzir leite, as glândulas mamárias produzem o colostro, que é um líquido rico em nutrientes e anticorpos;
¿ após o nascimento do bebê, os alvéolos (glândulas secretoras de leite), que se multiplicaram e se dilataram durante a gravidez, são capazes de produzir cerca de um litro de leite por dia. 


 


¿ Imediatamente após o parto, o útero diminui consideravelmente de volume;
¿ uma semana após o parto, o útero já apresenta metade do tamanho que tinha logo após o nascimento: no pós-parto imediato, acontece a redução de cerca de 1.000g e no fim da primeira semana, mais 500g;
¿ seis semanas após o parto, o útero já voltou à posição habitual, embora não tenha ainda seu tamanho original;
¿ o processo de contração do útero para voltar ao tamanho normal pode gerar algum desconforto, que desaparecerá após algumas semanas. 


 


¿ Nas mães que amamentam regularmente, a ovulação é menos frequente, mas não significa que não possa acontecer; a ovulação e portanto, uma gravidez podem ocorrer mesmo durante a lactação.
¿ Se a mulher não amamentar, a função ovariana, ou seja a fertilidade (possilidade de engravidar) retorna em cerca de seis a oito semanas (período variável).
 

 


¿ No puerpério imediato, suas dimensões gradualmente diminuem em relação ao tamanho atingido até o parto.
¿ Em quatro ou cinco dias, as pequenas lacerações já se cicatrizaram e não são mais percebidas.



Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Rotinas em obstetrícia / Fernando Freitas... [et al.], Artmed 2006; Guia de Saúde da Família: o organismo e as doenças – Guia Veja de Medicina e Saúde v. 9, Editora Abril.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em