Voltar

Rir faz bem para a saúde

Rir faz bem para a saúde

O riso é uma forma de interação social que conecta pessoas e deixa os ambientes mais abertos à inovação

Rir faz bem para a saúde

12 Janeiro 2021

Nada como uma boa gargalhada! Rir ajuda a liberar os hormônios da felicidade, a distensionar os músculos e ainda melhora a pressão sanguínea. Ou seja, rir é uma alternativa natural para a busca da saúde.

Rir também é uma forma de comunicação e ajuda a deixar ambientes de trabalho mais produtivos e descontraídos. Confira:

O riso social

O riso em tempos de isolamento social

Predisposição ao riso

 

O riso social

Os motivos que nos levam a rir são muitos: cócegas, piadas, uma zombaria. Mas a maior parte dos nossos risos vêm da simples interação social.

Estima-se que em uma conversa de dez minutos, costumamos rir até sete vezes, de frases triviais. Isso é positivo e está relacionado ao nosso sistema cognitivo, pois o riso ativa um grupo de neurônios chamado de neurônios-espelhos.

É o mesmo tipo de neurônio ativado no fenômeno do “bocejo contagioso”, em processos de aquisição de linguagem, e na prática da empatia, ou seja, a capacidade de sentir o que o outro está sentindo.

É quase como se nós tivéssemos uma estrutura específica para o convívio em sociedade.

 

O riso em tempos de isolamento social

O ser humano é 30 vezes mais propenso a rir quando está com outras pessoas do que quando está sozinho. Mas o que fazer em tempos de isolamento social?

Memes, GIFs e figurinhas engraçadas acabam cumprindo parte da função social do riso, em tempos de distanciamento físico, conectando pessoas e tornando as relações mais leves.

Confira três dicas para inserir mais risadas na sua vida, mesmo com menos encontros sociais:

  1. Inscreva-se e acompanhe canais dos seus comediantes preferidos no YouTube. Além de um reconhecimento para o trabalho deles, você receberá notificações que o ajudarão a lembrar que é hora de rir um pouco
  2. Compartilhe histórias engraçadas: rir de si mesmo, contando situações antigas ou mesmo um contratempo que acabou de passar é uma boa forma de criar vínculos e ressignificar momentos que poderiam ser vistos como embaraçosos
  3. Perca a vergonha! Abuse de filtros e brincadeiras em reuniões virtuais com amigos ou nas redes sociais. Stories e TikTok estão aí para brincar mesmo. Se você for tímido, selecione os seguidores que podem ter acesso às suas palhaçadas.

 

Predisposição ao riso

O riso traz benefícios para a saúde, como já vimos nesta matéria: diminui os níveis dos hormônios do estresse, reduz a inflamação nas artérias, ajuda a relaxar o corpo e a mente. Além disso, ele é um ótimo indicador do espírito de equipe.

Rir junto cria conexões. Então, antes de reclamar do colega piadista por provocar distração, permita-se rir também. O riso – desde que não seja ofensivo – indica que estamos em um espaço seguro e relaxado (ainda que on-line).

Em ambientes assim, fica mais fácil associar ideias e, como consequência, temos situações mais propensas à inovação e à criatividade. E você? Já riu hoje?


Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Matéria Unimed: Benefícios do riso, BBC, HCOR, Plos One Journal, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em