Voltar

Unimed Missões/RS alerta para cuidados relacionados ao diabetes

Unimed Missões/RS alerta para cuidados relacionados ao diabetes

Unimed Missões/RS alerta para cuidados relacionados ao diabetes

13 Novembro 2020

Diabetes, conforme conceito da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A área de Atenção à Saúde da Unimed Missões/RS alerta para alguns pontos que explicam a pandemia atual de diabetes, como o envelhecimento da população e as taxas crescentes de obesidade entre adultos e crianças.

Conforme o médico cooperado da Unimed Missões/RS, Dr. Claudio Manoel Dornelles da Luz, o diabetes é dividido em três tipos gerais. “O tipo 1 é o menos comum, abrangendo de 5 a 10% dos casos de diabetes e sendo prevalente em crianças e jovens. Tem origem autoimune e necessita de imediato uso de insulina injetável, não se observando neste tipo caracteres genéticos”, explica.

O tipo 2 é o mais comum entre os diabetes, responsável por 90% entre todos os casos, de acordo com a SBD, sendo resultado da interação entre genética e estilo de vida. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morbidade e mortalidade em indivíduos com este tipo de diabetes.

Já o terceiro tipo, chamado diabetes gestacional, pode ocorrer durante qualquer gestação. “O aumento de peso excessivo durante a gravidez e histórico familiar têm papel importante no desenvolvimento dessa patologia, que pode ocorrer no transcurso, mas também após a gestação”, salienta Dr. Claudio.

São fatores de risco para o diabetes história familiar, pertencer a certos grupos étnicos como latinos, africanos, asiáticos e americanos, hábitos alimentares não saudáveis, atividades físicas não regulares, sobrepeso ou obesidade, colesterol ou triglicerídeos elevados, pressão alta e diabetes durante a gravidez.

O Dr. Claudio ressalta os cuidados necessários aos portadores de diabetes, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19. “Enquanto a maior parte das pessoas apresentarão apenas sintomas leves, os portadores de diabetes ou outras condições crônicas estão predispostos a apresentar sintomas mais graves. Então, é imprescindível cuidar-se ao máximo e, caso apresente sintomas ou complicações, procurar os serviços de saúde imediatamente”.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: