Voltar

Unimed Missões/RS estimula a prevenção ao câncer de mama

Unimed Missões/RS estimula a prevenção ao câncer de mama

Unimed Missões/RS estimula a prevenção ao câncer de mama

27 Outubro 2020

Outubro é o mês da conscientização do câncer de mama. A Unimed Missões/RS adere ao movimento Outubro Rosa com ações e apoio à conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

O autoexame das mamas figura entre os métodos mais conhecidos de prevenção do câncer de mama. O toque e a observação constantes são as melhores formas de reconhecer quando alguma coisa está diferente. Alguns sinais são percebidos como alerta, indicando a necessidade de procurar ajuda médica. “Nódulos de mama, edema na mama, inversão e saída de secreção pelo mamilo são alguns indicativos de que algo pode não estar bem”, explica a médica mastologista da Unimed Missões/RS, Dra. Analuiza Savaris.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o rastreamento do câncer de mama deve iniciar aos 40 anos, sendo realizado anualmente com exame de Mamografia. Se necessário, é feita a complementação com ultrassonografia mamária. “Porém, se houver algum familiar de primeiro grau com história de câncer de mama, este rastreamento deve ser adiantado para os 30 anos”, pondera a médica.

Não há causa única para o câncer de mama, mas alguns fatores estão associados a maior incidência da doença. Entre os principais, a Dra. Analuiza cita os ambientais relacionados à má alimentação e sobrepeso, sedentarismo, uso de tabaco e álcool. Também fatores endócrinos e genéticos. “Como fatores endócrinos, cito primeira menstruação antes dos 12; primeira gravidez após os 30 anos; menopausa após os 55 anos; uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e de reposição hormonal após a menopausa. Já como fatores genéticos, estão os relacionados a mulheres que têm vários casos de câncer de mama ou pelo menos um caso de câncer de ovário em parentes de primeiro grau, por exemplo”.

O câncer de mama em homens representa apenas 1% dos casos, sendo mais comum em homens com mais de 60 anos e com histórico familiar de mulheres com câncer de mama ou de ovários.

Exames com valores especiais

Durante o mês de outubro, o Serviço de Diagnóstico por Imagem da Unimed Missões/RS possibilita a realização dos exames de Mamografia e Ecografia pelo valor único de R$130,00, podendo ser parcelado em quantas vezes for necessário pelo programa FiZ Unimed. Para agendamento ou mais informações, entre em contato pelo Telefone/WhatsApp 55 3312 0700.

 


Marília Munareto

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Missões/RS


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: